Projeto Aristóteles
“O que faz com que uma equipe de profissionais e colaboradores produza mais e melhor?” Um dia Aristóteles sentenciou: “O todo é maior do que a soma de cada uma das suas partes”. E chegou a essa conclusão revendo e criticando todo o conhecimento disponível e anterior a ele. O Google decidiu adotar semelhante atitude de Aristóteles, quase 2,5 milênios depois, e também foi conferir. Durante dez anos pesquisou o comportamento de 180 equipes diferentes. As primeiras conclusões são desalentadoras de um lado, e animadoras, do outro.
Desalentadoras porque se imaginava que equipes formadas por pessoas que tivessem interesses comuns e cultivassem relacionamento e amizade fora do ambiente do trabalho teriam melhor desempenho. Alentadoras pela constatação de que quanto mais uma pessoa se sente integrada à dinâmica do próprio trabalho e é sistematicamente alimentada com feedbacks frequentes e claros, muitas vezes até expressões faciais positivas dos chefes, o desempenho cresce.
Traduzindo, quanto mais um funcionário sente-se integrado a uma equipe e aos processos, como se estivesse em casa para manifestar sua opinião e fazer críticas e sugestões, sem nenhuma preocupação com ameaças de qualquer tipo que coloquem em risco seu pescoço, ascende à chamada condição de segurança psicológica. As conclusões iniciais do Google fazem parte da matéria de capa de Exame 1155. Mais que recomendo a leitura.
Comemoramos e muito por aqui, no MadiaMundoMarketing. De dez anos para cá temos alocado parcela expressiva do tempo que trabalhamos como consultores para nossos clientes, os treinando e estimulando para a criação de um ambiente interno acolhedor, amigo, democrático e indutor de uma cultura de marketing e inovação.
Ponto essencial dessa conquista é o sistema de comunicação interno. O fato de a empresa ser até o limite do possível transparente para todos os seus colaboradores, num clima de cordialidade e companheirismo, onde se conviva e supere todos os erros e más decisões naturalmente; onde se valorize as contribuições de toda a ordem e se comemore conjuntamente; e onde exista fraternidade e amor entre todos, conhecimento verdadeiro dos objetivos a serem alcançados e domínio do mapa – caminho a ser percorrido.
Nos primeiros anos, defendíamos, treinávamos e implantávamos um pacote vigoroso de comunicação interna. Tendo no Diário de Bordo, comunicação enviada pelo líder da empresa diariamente para todos os seus colaboradores, como uma espécie de previsão do tempo sobre o mood da empresa e do grupo. Ontem, hoje e amanhã, mais recentemente, nas empresas, o Diário de Bordo, e-mail, converteu-se no Vídeo Diário de Bordo. Além de uma série de outras iniciativas igualmente importantes e complementares. A partir deste ano tudo isso virou um pacote compacto e eficaz intitulado Accountability Package.
Que envolve todas providências e ações que garantam vida plena à empresa; plena e intensa, nas 24 horas do dia. No sentimento, percepção e constatações de todos os seus stakeholders. Muito especialmente para seu capital humano, people e providers, colaboradores internos, funcionários, colaboradores externos, parceiros e fornecedores. Accountability em seu sentido mais amplo e abrangente: responsabilidade decorrente de um ambiente empresarial vivo, aberto, livre, transparente e socialmente responsável. Viva Aristóteles. Viva o Admirável Mundo Novo em processo de construção. E onde o oxigênio de melhor qualidade é agora e finalmente conhecido como Accountability. Que ou se tem revela e demonstra ou fica difícil seguir adiante.
Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing (famadia@madiamm.com.br)