Projeto combate expressões preconceituosas do mercado publicitário
Publicitários que se conheceram na R/GA lançaram na última semana o Dicionário Consciente. O material tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre diversas expressões preconceituosas usadas por profissionais do mercado.
O material foi construído através de conversas entre o grupo, além de pesquisas, buscando entender como isso afeta diretamente as vidas e sentimentos das pessoas. O grupo também levantou informações que mostram que muitas expressões usadas existem por conta de fatos históricos que aconteceram no Brasil, fatos voltados a desvalorização de vidas.
A solução para regenerar o vocabulário das pessoas foi criar um dicionário dividido em nove temáticas: Racistas (Matriz Africas, Orientais e Indígena), Xenofóbicas, Homofóbicas, Machistas, Masculinidade Tóxica, Gordofóbicas e Pessoas com deficiência, estudos sobre a identificação de pessoas LGBTQIAP+ e a explicação das siglas.
De início, 141 expressões já foram rastreadas. O dicionário funciona no instagram @dicionarioconsciente, onde três vezes por semana será postado uma expressão diferente. As cartelas são compostas com a expressão, a problemática e sugestão de palavras substitutas, como por exemplo:
O perfil no Instagram tem apenas quatro dias e já possui mais de 5 mil seguidores, tendo sido compartilhado por diversos influenciadores, psicólogos, nutricionista, além de páginas contra racismo.
“Criamos o Dicionário Consciente com o objetivo de proporcionar informação para tornar a sociedade um lugar mais empático, porque utilizar essas expressões preconceituosas é verbalizar e tornar ainda mais enraizada toda essa violência que segue tão atual, resultando na desvalorização de vidas, seja por sua etnia, cultura, ancestralidade, identidade de gênero, expressão de gênero e sexualidade. Nós do grupo, entendemos que não tem como alterar o que já aconteceu, mas a gente pode regenerar o nosso vocabulário hoje, para vivermos em um país com mais respeito e que seja mais acolhedor a todos”, afirma Gabriela Bergantin, idealizadora do projeto.
Além do Instagram, a agência R/GA disponibilizou o canal de comunicação com todos os funcionários, para que fossem divulgadas as cartelas semanalmente, dando oportunidade ao grupo de dividir o projeto internamente, para que essa mudança pudesse ter toda força e apoio dentro da agência.
Participam do grupo: Carolina Cardoso (@caroli.me), Gabriel Mendonça (@gabhm2), Gabriel Damasceno (@gabrieldamasceno_m), Gabriel Sarti (@_sartiiii), Gabriela Bergantin (@gabibergantin), Gabriela Rodrigues (@aboutgabe), Glaucia Guerra (@glau_guerra), Leticia Araujo (@letsaraujo01), Pedro Castro (@peu_castro) e Walter Santos(@_waltereduardo).