Converse ‘inunda’ o Rio de Janeiro para falar de mudança climática
Criadora dos tênis All Stars, a Converse trouxe de volta ao Rio de Janeiro o projeto global Converse City Forests. A iniciativa promove a pintura de murais com uma tinta fotocatalítica que ajuda a purificar o ar.
No último domingo, a marca promoveu projeções em marcos históricos do Rio de Janeiro, como o Museu do Amanhã e os Arcos da Lapa, que simulam os efeitos de sua inundação, com palavras de ordem que convidam o espectador a rever seu estilo de vida para preservar o que ainda resta da natureza.
Com projeções alarmantes para os próximos séculos, o problema já está presente: o nível dos oceanos está subindo aproximadamente três milímetros por ano, segundo estudo da Nasa, e este número tende a crescer cada vez mais caso as emissões de gases nocivos não sejam reduzidas drasticamente nas próximas décadas. O fenômeno afetaria diretamente o convívio humano e a configuração das cidades, especialmente em regiões costeiras como o Rio de Janeiro.
Além das projeções em videomapping, criadas pela VJ carioca Carol Santana, a ação contou com uma “inundação digital” nas redes sociais. Por meio de publicações que trazem telas na cor Azul Oceano, a Converse buscou gerar awareness sobre a urgência do problema, convidando a audiência a recriar o amanhã por meio das atitudes de hoje. A iniciativa contou com o apoio de artistas como os atores Maria Flor e Ícaro Silva, a cantora Majur e a criadora de conteúdo Maria Bopp.
O projeto, que já passou por cidades como Bangkok, na Tailândia, Sydney, na Austrália, e Santiago, no Chile, reúne artistas independentes em obras que exploram temas como igualdade racial e de gênero, diversidade cultural e figuras marcantes da contracultura local, cujo poder de filtragem do ar já equivale a mais de 9 mil árvores ao redor do globo. No Brasil, Converse City Forests marca presença em murais que já contaram com o apoio de artistas expoentes como Rimon Guimarães, André Kajaman, Nila Carneiro e Andressa Monique, colocando o afrofuturismo e as culturas indígenas em pauta.
O conteúdo pode ser acompanhado pela página oficial da marca no Instagram e no portal global Converse City Forests, que compila as ações realizadas em todas as cidades onde o projeto está presente.
Ficha técnica
Título: Recrie o Amanhã
Cliente/Produto: Converse
Agência: SOKO
CCO – Felipe Simi
COO – Brisa Vicente
Head of Creative Data: Rafael Ziggy
Head of Broadcaster: Ana Caroline Chaves
Head of Operations: Larissa Kubo
Creative Data Leader: Fernanda Gimenes
Content Leader: Caio Milanesi
Operations Senior: Pamela Cancino
Broadcaster Leader: Wilaize Morais
Producers: Caroline Ferreira, Rafael Siqueira, Daniela Giannoni, Alessandra Mansur
Data Strategist: Manoella Cheli
Dark Social: Andrea Cerqueira
Data Scientist: Elienai Manoel
Broadcaster: Jeff Pacheco, Leila Ohnuki
Direção de Arte: Paulo Feijão, Djavan Amorim
Redação: Fernando Christo, Bruno Trindade
Produtora: SWEAT
Produção-executiva: Gustavo Tavares
Operadorxs de Câmera: Karen Carvalho, Débora Ambrósia, Sthefany Barros, Guilbert Lima Dos Santos.
Som Direto: Irla Franco
Atendimento: Gustavo Tavares e Victor Ronccally
Coordenação de Produção: Patricia Silveira, Nina Lantos
Fotógrafo: Romualdo Santos
Operador de Drone: Igor Freitas
Abellie Produções e eventos
CO – Daniella Magalhães
COO – Juliana Maciel e Ciara Vasconcelos
Criação e Cenografia: Claudio Barbieri
Produtores: Ednaldo Nogueira e Bruno Godoy
Produção influencers: Cacau Alves
VJ: Carol Santana e Vini Fabretti