Nova Marca Agro do Brasil quer reposicionar setor

Iniciativa da ABMRA, o evento de lançamento do projeto contou com a presença de políticos, representantes do poder público e privado

Com o intuito de transformar o agro em uma paixão nacional, o Projeto Marca Agro do Brasil foi lançado nesta segunda-feira (22), em uma iniciativa da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro), com o apoio da Faesp|Senar-SP. Com quase cinco anos de trabalho, o movimento envolve os segmentos público e privado para posicionar o setor e construir a marca Agro do Brasil.

O tema da campanha é 'Descubra o agro e experimente um mundo de oportunidades. Agro do Brasil. Torna a nossa vida melhor', que antes de ser lançada foi avaliada pela população urbana em diversos grupos de quali e em uma pesquisa quantitativa com mais de 380 pessoas de todos os estados do Brasil, que, em um primeiro estudo, mostraram-se neutras em relação ao agro.

O ponto de partida foram os insights revelados pela pesquisa 'Percepções sobre o Agro. O que pensa o Brasileiro', realizada pelo Movimento Todos a Uma só Voz, que abordou 4.215 pessoas. A criação da comunicação é da RV Mondel.

“Vimos que 43% da população tem uma posição favorável ao setor; 33% mostram-se distantes e 24% indicaram neutralidade. O que nos chamou a atenção entre os desfavoráveis é que 51% desse grupo são jovens com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária futura consumidora de produtos originários do agro e com capacidade de influenciar as novas gerações, além de se posicionar de forma ativa nas redes sociais”, detalha Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA.

Ricardo Nicodemos é presidente da ABMRA/Foto: Divulgação

“Entre as propostas de comunicação avaliadas nas pesquisas, nós identificamos que o tom deve ser amistoso e, para que a mensagem seja compreendida por todos, a linguagem precisa ser muito acessível. Precisamos mostrar à população brasileira que o agro é mais que um fornecedor de alimentos: ele torna a nossa vida melhor, promovendo oportunidades de estudar, trabalhar, empreender, crescer e evoluir”, completa Nicodemos.

Presente ao evento de lançamento do projeto, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, ressaltou sobre a dificuldade da comunicação e construção de credibilidade do setor . “O agro teve um crescimento muito grande nos últimos 50 anos. Entretanto, a questão da comunicação ainda é um desafio, porque muitas vezes nós nos comunicamos apenas internamente, com os produtores. É essencial que o agro melhore a sua comunicação, especialmente com o meio urbano. Nós precisamos mostrar para a sociedade todo o impacto do setor, seja ele ambiental, social ou econômico”, disse a executiva.