Lixo político vira exposição em Curitiba

O projeto Mobiliário Político, iniciativa do designer Maurício Arruda, Mobilize Brasil e J.Walter Thompson, ganhou parceria do Marceneiro Curitiba e virou a Exposição Política Reciclável, que será realizada até 23 de novembro, no Carmesim Espaço de Arte e Design, em Curitiba. Em breve, a mostra seguirá para São Paulo.

A exposição apresenta como o design e a reciclagem podem transformar os cavaletes usados na propaganda eleitoral em móveis e campanha de mobilidade urbana. Os projetos surgiram de forma independente em Curitiba e São Paulo. Ao se unir, eles abordaram o tema de forma ainda mais ampla, transformando um material que inicialmente era considerado lixo em móveis, com foco em design, sustentabilidade e participação da comunidade.
O Marceneiro Curitiba reciclou mais de 10 toneladas de madeira que foram doadas pelos candidatos e criou sete modelos de móveis.

Já o Mobiliário Político criou um projeto open source tomando por base cinco modelos de peças, permitindo que qualquer pessoa construa seus próprios móveis a partir de tutoriais disponíveis na internet. O site do Mobiliário Político permanece no ar, no mínimo, até 2016, quando o país passará por um novo ciclo de eleições.

Para Maurício Arruda, do Mobiliário Político, o destino do lixo é um grande problema em todas as cidades brasileiras e no caso da propaganda eleitoral com o agravante de atrapalhar a mobilidade. Parte da verba arrecadada com a venda dos móveis será revertida para o Asilo São Vicente de Paulo.