Projeto quer diminuir barreiras entre mulheres da periferia e criação das agências

A agência Mestiça inicia no próximo sábado (19) parceria com o projeto Periféricas – iniciativa que pretende diminuir a distância entre mulheres que residem em regiões periféricas de São Paulo e grande São Paulo e a área de criação da agência de publicidade.

Idealizado pela diretora de arte da Mestiça, Tawane Silva, a ideia de aulas gratuitas e monitoria profissional para a construção de um portfólio competitivo nasceu após pesquisas mostrarem que a distância entre casa e trabalho também afasta as mulheres das agências, pois faz com que muitas jovens não se sintam pertencentes a esse mercado ou sofram algum tipo de discriminação nos processos seletivos.

Equipe da Mestiça com Tawane, de tranças, no centro (Divulgação)

“Não é surpresa pra ninguém que as agências buscam profissionais que passaram por grandes universidades, as mesmas que ficam nos grandes centros. E, enquanto as pessoas tiverem os mesmos perfis dentro das agências, a inclusão será ainda mais difícil. Nosso objetivo não é apenas falar sobre a diversidade, mas sim incluir as minorias de forma que elas se sintam seguras e à vontade”, explica Tawane Silva, diretora de Arte, da Mestiça e uma das idealizadoras do projeto.

A partir do próximo dia 19, a Mestiça abre suas portas todos os sábados para que 10 mulheres estudantes de Comunicação UMC (Universidade de Mogi das Cruzes). A ideia é que as participantes convivam com profissionais da agência e do mercado e aprendam na prática como é o dia a dia da área de criação, desde receber o briefing até aprovar uma ideia com o diretor de criação e o cliente. “Nossas pesquisas mostraram que 50% das meninas desistem da área de criação ao longo do curso de Propaganda, seja por pressões ou equívocos. Nós queremos que elas não desistam e o ‘Periféricas’ dará suporte, incentivo, liberdade e transformação”, acrescenta Mylena Dalbone, supervisora de planejamento da Mestiça.

Além das aulas, o projeto Periféricas disponibiliza uma plataforma para que os interessados possam acessar, ler o manifesto e entrar em contato. A plataforma também hospedará os portfólios das participantes para que diretores de arte, redatores e diretores de criação possam ter acesso.

Para chamar a atenção dos líderes criativos do mercado para o portfólio das mulheres participantes das edições do projeto Periféricas, haverá uma ação de OOH, além de ativação nas redes sociais com as histórias de cada participante. “Quando o grupo apresentou o projeto, ficamos empolgados em abraçar a ideia e disponibilizá-la. Aqui na Mestiça nós temos mais de 50% de mulheres, já na criação estamos com 40% de mulheres. Um número que queremos melhorar e iniciativas como essa ajudam não só a nossa agência como todo o mercado”, explica Denis Filippini, sócio e chief design officer da Mestiça.