Projeto resgata marcas icônicas do mercado brasileiro
Sociedade das Marcas Imortais, iniciativa do Grupo Alexandria, terá Kichute como primeira marca revitalizada
O Grupo Alexandria lança o projeto “Sociedade das Marcas Imortais”, que oferecerá o trabalho de revitalização de marcas ícones da cultura brasileira que estão inativas no mercado ou desatualizadas. A primeira marca a ser resgatada será Kichute, ícone entre gerações de garotos que, entre os anos 70 e 80, jogavam peladas inspirados pelo futebol que levou o país a ser considerado o melhor do mundo na modalidade. Recentemente licenciada das Alpargatas pela Justa Holding, a marca saiu de circulação nos anos 90, período em que as principais marcas internacionais de chuteira passaram a operar no país.
“Acreditamos que as marcas icônicas têm um papel na sociedade, e queremos colocar nossa expertise e experiência a serviço da manutenção e preservação de ícones da cultura popular”, declara Solange Ricoy, sócia-fundadora do Grupo Alexandria.
“Mapeamentos de tendências mais recentes têm apontado a valorização ao vintage ainda mais forte desde o advento da pandemia, reflexo da busca subjetiva das pessoas por portos seguros. Marcas imortais, hoje adormecidas no mercado, mas presentes na cabeça e no coração dos consumidores, merecem uma segunda chance”, completa a executiva.
Formado pela consultoria de branding Alexandria, o escritório de design Pharus e a rede de agências de publicidade Isla, o grupo trabalhará no resgate integral da marca Kichute, oferecendo o desenvolvimento de posicionamento e arquitetura de marca, revisando o logo, a identidade visual, diretrizes de desenvolvimento de produto e criação de campanha de comunicação.
“A intenção é relançar a marca com uma proposta de valor que faça jus à sua história e espaço afetivo para quem a conheceu, mas atualizada com um storytelling contemporâneo capaz de tocar o coração das novas gerações. Kichute merece ser conhecida pelos garotos e garotas de hoje”.
“Estamos muito felizes em inaugurar o projeto da Sociedade das Marcas Imortais, principalmente porque há uma compreensão mútua entre nós e a Alexandria sobre o valor e a memória afetiva que Kichute tem para povo brasileiro, e a importância de valorizar e impedir o esquecimento dessa marca. É muito animador ter essa parceria com a Alexandria, dada sua capacidade de verdadeiramente extrair o DNA de uma marca tão forte e trazê-lo para a atualidade”, declara Júlia Maringoni, co-fundadora da Justa Holding.