Promoções alavancam intenção de compra no primeiro trimestre
As promoções de início de ano alavancaram as intenções de compra dos consumidores no início deste ano. 49,5% dos consumidores pretendem comprar bens de consumo duráveis de janeiro a março deste ano, segundo a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração) em parceria com a Felisoni Consultores Associados.
O índice é igual ao do mesmo período do ano passado, mas é 8,2 pontos percentuais maior do que o regstrado no último trimestre de 2014. “Há uma indicação de fraqueza no Natal. As pessoas seguraram as compras para aproveitar as promoções”, disse Claudio Felisoni de Angelo, diretor-presidente da FIA.
O principal item a aparecer é o de vestiário e calçados, com 16,2%, seguido do de viagens e turismo, com 12,4%, e material de construção, com 8,8%. “Há muitos anos, o setor de material de construção em janeiro, fevereiro e março estão de de 5% a 15% acima da média”, explicou Angelo.
A pesquisa também mostra a participação dos itens na renda das família. Nesta edição, o crediário assumiu a liderança ao comprometer 24,1% da renda, seguido por educação, com 20,1%, e alimentação, com 18,6%. Segundo a pesquisa, o excedente do orçamento familiar foi reduzido. Do último trimestre de 2014 para o primeiro de 2015 passou de 11,1% para 9,2%.
A pesquisa ouviu 500 consumidores da cidade de São Paulo, na segunda quinzena de novembro.