Propaganda estimula obesidade infantil
A fundação americana Família Kaiser chegou a conclusão que a epidemia de obesidade infantil está diretamente relacionada à propaganda que as crianças são expostas. A conclusão é baseada em estudos que mostram a influência dos meios de comunicação e propaganda no consumo de alimentos. Uma pesquisa realizada em escolas em São José, na Califórnia, determinou que estudantes que ficam em contato com a TV ganham mais peso do que aqueles estudantes que ficam menos expostos.
Para Victoria Rideout, vice-presidente da fundação para estudos relacionados com entretenimento e saúde, as crianças devem ver menos TV, hoje elas são expostas a cerca de 40 mil propagandas por ano. E ainda seria fundamental campanhas mais enfáticas para alertar jovens e crianças sobre uma alimentação mais nutritiva. Alguns produtores já aderiram à idéia, desenhos como Bob Esponja, da Nickelodeon, já fazem menção à uma forma de alimentação mais nutritiva.
Mas vale ressaltar que a programação e a propaganda não são os únicos vilões na história. Outros fatores influenciam consideravelmente o crescimento da obesidade infantil, isso inclui a redução de atividades físicas, o acesso fácil a comidas consideradas gordurosas e a proliferação de restaurantes fast food.