"Propaganda não é só para vender coisas", diz John Hegarty
John Hegarty, um dos fundadores da rede BBH (Bartle Bogle Hegarty), participou na manhã desta terça-feira (18) do seminário “The Global Cinema Medium Inspired by Hunger” no Cannes Lions 2019. Durante o seminário, a lenda da publicidade apresentou aos presentes uma nova campanha para o Programa Mundial de Alimentos da ONU. Entre os presentes, estavam o ex-presidente do festival Terry Savage e o diretor executivo do Programa, David Beasley.
Depois da palestra, Sir John falou aos jornalistas presentes no Palais sobre como a publicidade deve ajudar o mundo a salvar vidas. “Propaganda não é só para vender coisas”, afirma. Hegarty, que hoje trabalha com a Garage Soho, incubadora de negócios que fundou com Tom Teichman, é o idealizador da campanha “Feed Our Future”. No filme, um grupo de crianças canta uma versão de “How Can I Tell You”, do cantor Cat Stevens, enquanto entulho e destruição os cercam. Enquanto o filme se desenrola, as crianças começam a desaparecer em um piscar de olhos, até restar apenas uma garotinha. Conclui lembrando aos telespectadores que 3 milhões de crianças morrem de fome a cada ano e as encoraja a visitar o site do Programa Mundial de Alimentos para ajudar.
Em 2018, The Garage Soho já havia dirigido uma campanha com objetivo semelhante. Para Hegarty, a grande dificuldade é não expor as crianças retratadas na campanha. “Você pode sentir as crianças quando você trabalha. Claro, queremos que a campanha tenha o impacto que esperamos, mas é preciso ser cuidadoso. No fim do dia, as crianças sentem que a gente faz algo único”, comenta.
A campanha irá estrear nos cinemas globalmente em setembro deste ano graças a uma parceria com a SAWA, Global Cinema Advertising Association. “Eu amo a tela grande. Hoje, estamos sempre distraídos.No cinema não, você senta e se engaja do momento que você entra ao que você sai”, explica.
Veja o filme: