Propaganda precisa deixar de retratar a família clichê

A propaganda precisa deixar de retratar os momentos familiares clichês para melhor refletir as mais diversas realidades das famílias de hoje, mostra uma nova pesquisa. O relatório ‘The Modern British Family’, da Haygarth e Flamingo, foi baseado em um estudo qualitativo com oito famílias com crianças entre 10 e 16 anos e também em uma pesquisa quantitativa com mil pais, observando suas atitudes, necessidades e momentos de influência.

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O relatório ‘The Modern British Family’ mostra que as marcas estão lutando para retratar as famílias modernas como um ‘grupo’

72% dos entrevistados disseram que não havia papéis de gênero fixos em suas famílias. Outra constatação é a influência das crianças mais velhas (13 a 16 anos) nas decisões de compra. O relatório mostra ainda que os pais se preocupam com as descobertas dos filhos adolescentes quando se sentem mal informados sobre os temas e que essa seria uma oportunidade para as marcas facilitarem a informação e criar confiança.

“Claro que os anunciantes estão familiarizados com a ideia de que as famílias modernas são de todas as formas e tamanhos, mas a nossa pesquisa revela que as marcas estão lutando para retratá-las como um ‘grupo’”, disse Andy Davidson, co-managing director da Flamingo London.

“Identificar os momentos comuns que todos os tipos de famílias compartilham é essencial para a criação de produtos e comunicação que podem ser autênticos e prosperar em lares em todo o Reino Unido”, acrescentou o executivo.

A pesquisa identificou seis principais necessidades para responder aos desejos individuais e coletivos das novas famílias: conectar, comemorar, lançamento, proteger, controlar e esclarecer.

Com informações do Warc