“Propaganda pública não precisa ser chata”, diz VP da nova/sb

Quem circulou pelas zonas Leste e Norte da capital paulista na semana passada se deparou com uma situação, no mínimo, inusitada. Um carro forte verde-amarelo cruzou as ruas da cidade perguntando à população; “quer ficar milionário”?

A ação de mídia exterior faz parte da segunda fase da campanha “Sua Nota Vale Um Milhão”, da nova/sb, para a Prefeitura de São Paulo. A campanha no ar desde o começo de março inclui vídeo, peças digitais e OOH, e convida a população a solicitar a nota fiscal paulistana, e com isso, concorrer a prêmios mensais de R$ 1 milhão.

Divulgação

Carro forte circulou pelas ruas da capital paulista para divulgar campanha da Prefeitura de São Paulo

Segundo Átila Francucci, VP de criação da agência, a ideia que guiou o projeto foi levar informação com leveza, bom humor e criatividade, requisitos de toda boa propaganda. O executivo reconhece, no entanto, a imagem negativa e dificuldades de engajamento de campanhas públicas.

“Normalmente, a propaganda pública esquece essa receita. É meio maçante e chata, mas mostramos que não precisa ser assim”, destaca o executivo. “O objetivo é despertar a curiosidade, que as comentem na padaria. É uma ação da Prefeitura, mas poderia ser de diversos outros anunciantes”.

Ele, que esteve à frente da campanha publicitária da candidatura de João Doria à prefeitura, no ano passado, comentou a falta de confiança na política no Brasil, e o dever da propaganda pública de ser sensível a essa realidade.

“Quando a propaganda mostra que é claramente de governo, as pessoas tendem a ficar reticentes, mas comunicação pública deve seguir os mesmos preceitos de credibilidade de qualquer outra. Tem que ter o receituário da boa propaganda para que nos primeiros segundos não seja rejeitada só por ser de governo. É sempre um desafio”.