Propague, de Florianópolis, chega aos 50 anos de atuação
A Propague, de Florianópolis, fundada em 1962, está comemorando seus 50 anos. Para marcar o aniversário, foi realizado um jantar entre clientes, fornecedores, equipe e convidados no último dia 15. O livro “50 anos de Vanguarda: a história da Propague”, escrito pelo jornalista Flávio Sturdze, também marca a data, além de uma campanha.
De acordo com o presidente da agência, Roberto Costa, o livro contextualiza a história da agência e de seus principais personagens, mostrando fatos e comportamentos marcantes de cada época. “Cada uma das cinco décadas virou um capítulo, ilustrado com fotos e anúncios”, conta. Há um ano, uma equipe interna vem fazendo um amplo trabalho de pesquisa e programando as comemorações dos 50 anos.
“O cinquentenário é uma data muito significativa para uma agência de propaganda no Brasil porque apenas mais seis empresas alcançaram esta marca”, diz Costa. “Representa um orgulho muito grande ter uma empresa aqui em Santa Catarina que está numa de suas melhores fases, chegando muito bem ao seus 50 anos. Somos uma agência que cresce mais cada vez. Conseguimos isso porque a agência se manteve o tempo inteiro renovada, se tornando relevante para os clientes”, complementa. Costa ressalta ainda a longevidade dos clientes que gira em torno de dez anos em média. “Temos cliente de 30 anos aqui na agência”, diz.
A Propague, que tem sede em Florianópolis e unidades em Blumenau e São Paulo, trabalha com comunicação integrada por meio de núcleos especializados: promo, ponto de venda, digital, trends, branding e marketing esportivo. Há 12 anos, foi criada a Propague Promo, uma empresa independente que cuida de eventos em todo o Brasil. Há quatro anos, a agência lançou a Propague Digital e, há dois anos, a Propague Trends, que faz um estudo aprofundado de tendências. Também há em seu guarda-chuva a Best, que trabalha com marketing esportivo.
Importantes contas estão na carteira de clientes como as de Cidade Pedra Branca, Costão do Santinho, Senior, Karsten e, mais recentemente, de todo o Grupo Marisol. A agência atende ainda a Tractebel Energia, SC Par, SC Gás e S.O.S Cardio. “Fomos uma das primeiras agências a pensar promoção e montar o núcleo desde 2000. A agência procura sempre ter visão de serviços que vai além da propaganda. Isso faz que sejamos parceiro do cliente no planejamento estratégico do seu marketing. Não dá mais para a agência ser um mero fornecedor de propaganda, senão perde a relevância”, conta.
Crescimento
Antunes Severo, junto com Rozendo Lima, já falecido, foram os fundadores. Em 1978, a agência foi vendida para três sócios: Roberto Costa, George Peixoto e Pedro Martins. Em 1981, Costa comprou a agência dos outros dois sócios. Atualmente, além dele, estão entre os sócios Rogerio Alves, que também é diretor de criação; e Patricia Costa, diretora da Propaganda São Paulo e também sócia da Propague Promo. Na Trends, a sócia é Melina Costa e a Best tem como sócia a Propague.
Com um total de 71 funcionários, em 2012 a agência teve um crescimento de 15% sobre o ano anterior. Para 2013, a projeção é, segundo Costa, crescer mais 25%. Em abril, a Propague lança um segundo livro que vai falar sobre a história da gastronomia de Santa Catarina.