Propeg cria grupo e reforça presença em São Paulo

Foto: divulgação

Equipe da Propeg: criação de holding e busca por clientes privados no mercado paulista

 

Com uma ampla carteira de clientes públicos, a agência baiana Propeg quer ganhar mercado em São Paulo e aumentar o número de empresas privadas que atende. Para ter atuação mais agressiva, ela lançou duas novas agências, a Revolution Brasil, especializada no mercado de varejo, e a Invent – Live Marketing, para o segmento de promoção e eventos. As duas, mais a Propeg, fazem parte do recém-criado Grupo PPG, companhia com 100% de capital nacional.

“Estamos fazendo um movimento mais agressivo para ampliar nossa participação em mercados estratégicos, sobretudo São Paulo”, afirma Fernando Barros, que acumula as funções de chairman do Grupo PPG e de presidente da agência baiana. A empresa possui um escritório na capital paulista, mas procura parcerias para aumentar sua capacidade local. “Queremos associação com pessoa física ou jurídica para prospectar clientes, principalmente nas áreas de varejo e de ativação”, explica Barros.

A Propeg SP atende SPTuris,  CPTM e a conta do Governo do Estado de São Paulo, além das empresas privadas União Química, dona das marcas Mucofan e Vodol, e da marca de laticínios Regina. “Queremos, no médio prazo, ter o mesmo faturamento com carteira de clientes privados que temos com o setor público”, explica Marcos Fonseca, vice-presidente de operações do grupo.

O escritório local registrou receita de R$ 180 milhões no ano passado. A meta é crescer 40% em 2013 e dobrar o tamanho de sua agência na capital paulista. Para avançar, a empresa espera associar-se, até o final do ano, a um talento ou a uma nova companhia, mas afirma que não está à venda. Seu objetivo é partir para aquisições. “Não queremos capital. Queremos crescer no mercado privado de São Paulo e por isso precisamos de parceiro, que pode ser um talento que traga conhecimento para a operação ou que seja uma empresa com clientes rentáveis”, explica Barros.

Um dos objetivos da empresa é oferecer sua expertise em construir marca em mercados regionais. “Customização em cada mercado cria identidade e produz mais resultados e já fazemos isso para nossos clientes públicos”, diz Barros.

Novas agências

Antes de se tornar uma agência dentro do grupo, a Revolution Brasil era uma área da Propeg para atender a Insinuante, varejista com mais de mil lojas no país, na carteira da companhia há 18 anos. A agência, com escritório em Salvador, será comandada pelos sócios Carlos Pereira e Emerson Braga. Com 50 profissionais, ela nasce integrada a uma produtora de filmes e a uma de áudio.

Já a Invent, com cerca de 20 funcionários e escritórios em Salvador e Recife, foi adquirida em março para o grupo fortalecer sua atuação em marketing promocional. “O cliente hoje já divide a verba entre publicidade e ativação e há alguns que investem mais na última opção”, aponta Vitor Barros, diretor de desenvolvimento e integração do PPG.

A gestão das empresas permanecerá independente. Na carteira de clientes do grupo estão Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Ministério da Saúde, Ministério das Cidades, Correios, Gafisa, M. Dias Branco e Odebrecht, entre outros.