Propeg e governo do estado do Rio de Janeiro alertam para riscos do vape

Na campanha, as frutas, que remetem aos sabores mais vendidos dos cigarros eletrônicos, são ilustradas em forma de pulmões comprometidos

Assinada pela Propeg, a nova campanha do governo do estado do Rio de Janeiro quer conscientizar contra o fumo, em especial contra o cigarro eletrônico, popularmente conhecido como "vape".

A iniciativa busca desmistificar, principalmente entre os jovens e adolescentes, a percepção de que o vape seria menos nocivo que o cigarro convencional. A ação reforça a mensagem de que o vape, além de ser proibido no  Brasil, acarreta sérias consequências para a saúde pulmonar.

A estratégia da campanha visa gerar um impacto tanto visual quanto cognitivo, utilizando peças criativas que estabelecem uma ligação direta entre os atrativos sabores dos vapes e as consequências físicas do seu consumo.                              

O conceito criativo é impactante: frutas, que remetem aos sabores mais vendidos dos cigarros eletrônicos, são ilustradas em forma de pulmões comprometidos.

"Hoje, um em cada nove adolescentes brasileiros usa cigarro eletrônico. O sabor é o fator que mais seduz esses jovens. Por isso, nossa mensagem precisava ser clara, forte e impossível de ignorar", afirma Rodrigo Cardoso, diretor de arte da campanha.