PROPMARK elege dez líderes de destaque no mercado publicitário
Edição especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, traz depoimentos dessas dez profissionais sobre desafios e oportunidades
Em 2023, o PROPMARK faz uma homenagem a dez lideranças femininas do mercado publicitário, em edição especial referente ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A escolha foi feita pela Redação do jornal e levou em conta a contribuição de cada uma delas à indústria e destaque em suas áreas de atuação, seja liderando associações, departamentos de marketing de anunciantes, agências ou veículos de comunicação.
As eleitas são: Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura; Heloisa Santana, presidente-executiva da Ampro; Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson; Marcia Esteves, CEO e sócia da Lew’Lara\TBWA; Melissa Vogel, presidente da Kantar Ibope Media; Priscila Stoliar, head de marketing do SBT; Renata Bokel, COO & CSO da WMcCann; Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação da Globo; Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA; e Sophie Schonburg, ECD da Africa.
Após o processo de escolha, Marcia Esteves foi indicada para a presidência da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), bem como houve a escolha de Samantha Almeida à presidência do júri de Social & Influencer no Cannes Lions e de Keka Morelle como presidente do júri de Art Direction no D&AD. Samantha e Keka são as únicas representantes do Brasil na presidência de júris dos dois importantes festivais internacionais neste ano.
Dentro desta primeira edição do projeto multiplataforma, as homenageadas também foram entrevistadas pela equipe de reportagem para o PROPCAST. Os episódios dos podcasts podem ser conferidos no Spotify e nos canais digitais do PROPMARK, ao longo deste mês. Com 39 anos de carreira, Sandra Martinelli é uma das mais experientes da lista. A executiva se considera uma apaixonada por gente.
“Se eu pudesse definir em poucas palavras minha jornada profissional, diria que ela é pautada na humildade em aprender, em buscar dividir tempo e conhecimento, no amor e compaixão pelas pessoas, no prazer genuíno em desenvolver pessoas, no respeito à diversidade e no relacionamento saudável no ambiente profissional”, afirma.
Outra líder experiente, com mais de 20 anos de profissão, Melissa Vogel afirma que assumiu o primeiro cargo de gerência aos 25 anos. Aos 32, foi convidada para a direção-geral da operação da Kantar Ibope Media no Panamá. “Esse passo foi muito desafiador e tomei a decisão de ir justamente para ter uma vivência mais ampla sobre o que é ser o principal gestor de uma empresa, e não mais apenas uma head de área”.
Já Heloisa Santana relata que a sua carreira foi pautada pelo preconceito racial. “Em agências, sempre trabalhei na área de atendimento/negócios. Tinha sempre de mostrar as minhas habilidades com esforço dobrado, pois não apresentava ‘os padrões estéticos’. Lembro que um dos meus clientes simplesmente pediu para não ser atendido por mim, pois ele ‘não sabia explicar, mas não gostava de pessoas negras’”.
Em depoimentos, elas contam sobre suas trajetórias profissionais, visão sobre o espaço das mulheres no mercado e avaliam o que pode ser melhorado.