PROPMARK retrata SP como o centro da publicidade nacional

Tudo o que se fala da cidade de São Paulo é redundante. Tudo já foi dito e todo mundo a conhece como assustadora; aquela que abriga tudo e todos; aquela dos números gigantescos; do trânsito infernal, tal qual a poluição. No entanto, tem algo nela que atrai, fascina e hipnotiza. A maioria não fala bem da cidade, mas ninguém a deixa. Pode até visitar seu estado ou cidade de origem, mas sente falta do barulho, das ruas lotadas e calçadas apinhadas de gente, skeitistas, bikes, mendigos, pedintes, drogados, de gente bonita e gente feia. É uma babilônia.

Alê Oliveira

Theatro Municipal, localizado na região central da cidade, um dos ícones da capital paulista

Ela “é igual ao mundo todo”. Não! São Paulo é única, agitada e cheia da grana. Os negócios, mesmo em tempos de crise, são fechados a todo instante e geram milhões de reais de impostos a cada minuto. “Se a cidade fosse um país, ela estaria entre as 50 maiores economias do mundo. A comparação é feita por um estudo da Fecomercio-SP, que analisa o PIB, de R$ 571 bilhões, e a população, estimada em quase 12 milhões de pessoas, segundo o IBGE.

Washington Olivetto escreveu um brilhante artigo, São Paulo, Gente Boa, há cerca de dois anos sobre a cidade, que começa dizendo: “Alguns dos meus queridos amigos cariocas têm mania de achar São Paulo parecida com Nova York. Discordo deles. Só acha São Paulo parecida com Nova York quem não conhece bem a cidade. Ou melhor, quem a conhece superficialmente e imagina que São Paulo seja apenas uma imensa Rua Oscar Freire. Na verdade, o grande fascínio de São Paulo é se parecer com muitas cidades ao mesmo tempo e, por isso mesmo, não se parecer com nenhuma”. Uma coisa é certa, ninguém duvida da sua força. É o centro nervoso dos negócios e, portanto, do mercado publicitário. Por isso, o PROPMARK decidiu fazer um raio X, no dia em que ela completa 462 anos, do que esta cidade representa para a publicidade local, nacional e internacional. Ela não é só aquela da “grana que ergue e destrói coisas belas”, como disse Caetano Veloso, na feliz canção Sampa. É um poderoso centro de criatividade, que colocou o Brasil como destaque mundial.

A capital paulista abriga as principais agências de propaganda e as que colocaram o Brasil no topo do ranking mundial em criação. São Paulo se destaca como o maior mercado publicitário do país, com um crescimento de 33% nos últimos anos. Segundo dados do Kantar Ibope Media, o montante total destinado à cidade passou de R$ 23 bilhões em 2010 para mais de R$ 30 bilhões em 2014. Aqui estão AlmapBBDO, F/Nazca S&S, Ogilvy, antiga W/Brasil, DM9DDB, Leo Burnett e FCB Brasil. Também é a cidade dos eventos, que, por sinal, fazem com que a capital mais que dobre a população. Nas próximas 18 páginas o leitor tem um pouco sobre o que significa o mercado publicitário para a cidade.