PROPMARK reúne publicitários para discutir desafios da comunicação
Primeiro jornal brasileiro especializado em propaganda, marketing, mídia e comunicação, o PROPMARK completa 53 anos de circulação ininterrupta nesta segunda-feira (21). Certamente, durante todo este tempo, nunca houve um período de tantas transformações como agora. Por isso, com o objetivo de discutir os desafios do mercado, o jornal decidiu organizar um evento comemorativo, no último dia 7, na ESPM, em São Paulo, cujo resultado você confere nesta edição.
Evento reuniu profissionais da indústria da comunicação, além de professores e estudantes da ESPM, que tiveram a oportunidade de ouvir de perto os publicitários
No debate, foram levantados assuntos como regulamentação do setor, concorrências, diversidade e criatividade. Há um consenso de que a indústria deve, sim, debater seus problemas e, mais do que isso, colocar as discussões em prática nas empresas. “As pessoas têm medo de discutir os problemas. E não tem problema ter problema. O mundo todo está passando por mudança. Até a David, que tem apenas cinco anos, está passando por um processo disruptivo. O que não podemos perder é o ofício. Precisamos ter tesão e gostar dessa coisa de influenciar as pessoas”, disse Fernando Musa, presidente do Grupo Ogilvy no Brasil.
O debate foi dividido em três painéis. O primeiro, intitulado “Transformações e oportunidades de mercado”, reuniu Caio Barsotti (Cenp); Fernando Taralli (VML); João Branco (McDonald’s/ABA); Marcia Esteves (Grey) e Mário D’Andrea (Dentsu/Abap). O segundo, “Diversidade nas empresas e seus desafios”, contou com a participação de Joanna Monteiro (FCB); Loredana Sarcinella (Samsung); Poliana Sousa (P&G) e Ricardo John (J. Walter Thompson). O terceiro, “Como reter talentos e abraçar as oportunidades”, reuniu Dalton Pastore (ESPM); Flavio Waiteman (Tech&Soul); Luiz Sanches (AlmapBBDO); Fernando Musa (Ogilvy) e Marcio Oliveira (DM9DDB).
Também fizemos nesta edição especial uma retrospectiva das agências brasileiras mais premiadas no Cannes Lions, o festival de criatividade mais importante da indústria. O levantamento traz 15 agências que somam o maior número de Leões, em um ranking que traz dados do festival, do Estadão, representante oficial de Cannes no Brasil, e das próprias agências. O resgate é uma viagem no tempo e nas grandes vitórias da publicidade brasileira. Também resgatamos algumas das campanhas que marcaram a história da propaganda no país, que é hoje uma das mais premiadas e respeitadas do mundo. Confira este especial ao longo da semana. Boa leitura!