Propósito supera custo e conveniência como critério para compra
A IBM divulgou um estudo feito em parceria com a National Retail Federation (NRF) sobre tendências globais de consumo. Sua grande descoberta é que o propósito da marca supera o custo e a conveniência como critério para compras. Foram ouvidos 19 mil consumidores em 28 países, incluindo o Brasil.
Com a proliferação de marcas e produtos à disposição dos compradores em qualquer lugar e a qualquer momento, os valores corporativos da marca se tornam fundamentais. Consumidores de todas as idades e rendas estão dispostos a pagar preços mais altos por produtos alinhados com seus valores pessoais. Em média, 70% dos compradores que valorizam o propósito pagam um valor adicional de 35% do custo inicial por compras sustentáveis, como produtos reciclados ou ecológicos. Já 57% das pessoas estão dispostas a mudar seus hábitos de compra para ajudar a reduzir o impacto ambiental negativo.
Além disso, hoje, 79% de todos os consumidores afirmam ser importante que as marcas forneçam autenticidade garantida, como certificações, ao comprar produtos. Dentro deste grupo, 71% estão dispostos a pagar um valor adicional – 37% a mais em média – para empresas que ofereçam total transparência ao produto.
“Os compradores são cada vez menos incentivados por serviços como entrega no mesmo dia ou coleta gratuita na loja – ou influenciados por promoções e benefícios direcionados -, mas pagam preços mais alto por produtos alinhados com seus valores. Os resultados do estudo mostram que a disposição de pagar esse diferencial por marcas confiáveis é mais alta para os compradores da Geração Z. Portanto, os varejistas precisam ser proativos na avaliação e compreensão do que impulsiona os principais compradores atuais e futuros, além de aumentar as margens de seus negócios ”, disse Mark Mathews, vice-presidente de desenvolvimento de pesquisa e análise da indústria da NRF. “A transparência é prova de que uma organização e suas ofertas são o que a empresa afirma ser”, completa Luq Niazi, diretor global da IBM Consumer Industries.
O estudo mostra ainda que um terço de todos os consumidores diz que deixará de comprar seus produtos preferidos se perderem a confiança e um terço já parou de comprar suas marcas favoritas de longa data em 2019. Os pesquisados estão priorizando empresas que são sustentáveis, transparentes e alinhadas com seus principais valores ao tomar decisões de compra. Eles estão dispostos a pagar mais e até mudar seus hábitos de consumo, pelas marcas que acertam nisso.
Ao mesmo tempo, os comportamentos mudaram drasticamente e os consumidores agora compram quando e onde for mais conveniente – geralmente enquanto fazem outra coisa. Sete em cada 10 pessoas compram em “micro-momentos”, ou ao mesmo tempo que realizam suas tarefas diárias. Enquanto a compra por impulso eventualmente acontecia em um passado recente, agora a novidade é de compras feitas em um dispositivo móvel enquanto está em uma loja física.