PROS transformou o PR criativo e multiformato em diferencial de mercado
Com uma equipe multidisciplinar e foco na reputação das marcas, a agência cria campanhas que geram engajamento e credibilidade
O que começou como um negócio voltado para relações públicas há 10 anos, se expandiu para outras frentes, criando uma estrutura versátil e plugada na cena cultural. Essa determinação pela evolução constante deu origem à PROS: uma agência integrada, orientada para entregar soluções que unem criatividade, gerando conversas positivas, e responsabilidade para garantir a reputação às marcas.
Com mais de 120 profissionais de expertises e olhares diversos, a PROS se destaca por entender profundamente as conversas que movem o mundo, traduzindo essas tendências em ações que emocionam, divertem e têm potencial de impactar negócios. Como parte do Grupo Stagwell desde abril do ano passado, a agência tem incorporado ferramentas e processos globais e mostrado aos diversos países da rede sua abordagem criativa em relação à imprensa, ao Marketing de Influência, Live Marketing, Conteúdo e outras frentes.
“Acredito na ambidestria do PR que aposta na criatividade para liderar conversas importantes para a sociedade e para os clientes, mas não abre mão de sua missão de zelar pela reputação de organizações e pessoas. O que nos move é a força do PR criativo e a complexidade de entregar projetos atuais, livres de formato e que mudem o ponteiro”, conta Daniela Graicar, co-CEO da PROS, e acrescenta: “com tantas mudanças profundas na comunicação, em que atuo há mais de 25 anos, não é possível que a gente ainda pense PR somente como release, follow up e quantidade de clipping. Ter a capacidade de entender as conversas que estão rolando no mundo e traduzi-las de forma autêntica é uma das nossas maiores fortalezas e, para entregar essa promessa, há 8 anos tivemos que fortalecer tremendamente nosso time de Estratégia, Insights e Criação, o que demandou novos processos e novas pessoas”, declara Daniela.
Hoje, a PROS se diferencia por criar formatos sob medida para cada cliente, assegurando não só a reputação sólida dos clientes, mas garantindo que as marcas se tornem protagonistas das conversas certas.
Com a chegada de Fernanda Tchernobilsky como co-CEO há 6 anos, a PROS deu um passo estratégico ao reposicionar o seu portfólio de clientes, priorizando marcas como Grupo Boticário, Kimberly Clark, Amazon, Porto e Mondeléz, que buscavam trabalhar sua reputação mesclando estratégia e criatividade. "Reduzimos significativamente nossa base de clientes, focando a energia naqueles que não buscavam apenas um release tradicional, mas sim a combinação de conteúdo multiformato, PR Stunts, Social Media, Marketing de Influência e eventos em geral para contar suas histórias de forma menos previsível e mais eficiente”, completa Fernanda.
Focada em marcas dispostas a explorar formatos diferenciados para contar suas histórias, a agência comprovou a tese de seu nascimento: "Criamos a PROS juntando agências respeitadas em diferentes disciplinas da comunicação justamente por entender que a forma seria consequência de uma boa ideia. Depois de entender o desafio de cada cliente, chegamos à ideia central, que vai ser desdobrada de forma líquida por diferentes meios”, explica Daniela. “Cada solução é única e trafegamos nos mais diversos tons, do propósito ao humor, da causa legítima ao evento cool. Somos uma agência livre de formatos – entregamos filmes, podcasts, eventos e até mesmo um batom que se transforma em produto social e recupera sorrisos de mulheres que sofreram violência doméstica”, completa Fernanda.
O compromisso da PROS com a inovação e o impacto positivo pode ser visto em seus cases:
Leilão aBISurdo
Um dos exemplos mais emblemáticos é o Leilão aBISurdo, fruto da parceria entre a marca BIS e o São Paulo Futebol Clube. Quando o estádio do Morumbi foi renomeado para MorumBIS, surgiu a questão sobre o destino do antigo letreiro. Em vez de simplesmente removê-lo e descartá-lo, a PROS transformou essa ação em um evento inesquecível.
O Leilão aBISurdo transformou as letras icônicas do estádio em itens de colecionador, leiloados para torcedores apaixonados. Os valores arrecadados foram destinados ao Fundo Social de São Paulo, reforçando o engajamento da marca com causas sociais. O case gerou um impacto positivo na comunidade, conquistando duas Estrelas de Ouro no Festival do Clube de Criação, além de três troféus no Ampro Awards.
Isso é mais que um batom
Outro case de grande repercussão foi a campanha “Isso é Mais que um Batom”, criada para Vult. A iniciativa transformou um item de beleza em um símbolo de reconstrução e autoestima para mulheres em situação de violência doméstica. Cada batom vendido teve sua renda 100% revertida para a ONG Turma do Bem, garantindo tratamento dentário gratuito para mulheres que perderam os dentes devido a agressões.
A campanha acompanhou a jornada de mulheres como Marli, Rosângela e Mônica, que tiveram não apenas seu sorriso restaurado, mas toda autoestima e deram origem a uma rede poderosa de conversas entre milhares de mulheres pelo Brasil. O impacto da iniciativa foi positivo, conquistando quatro prêmios Ouro no Ampro Awards, incluindo as categorias “Melhor Lançamento de Produto ou Serviço” e “Melhor Campanha de Comunicação Integrada”, além de um shortlist em “Melhor Construção de Marca”.
Ambidestria reputacional
A PROS se consolida como uma agência que pratica a multidisciplinariedade na sua essência, com foco em entender a evolução do PR e as conversas que movem a sociedade. O equilíbrio entre a responsabilidade de gerir a reputação de marcas importantes e a criatividade para criar soluções nos mais diversos tons e formatos é o que destaca a agência no mercado.