Public Système Hopscotch foca o Brasil

O grupo francês de comunicação Public Système Hopscotch, focado em relações públicas, mídias digitais e eventos, aportou no Brasil em novembro passado e desde o início do ano atua em parceria estratégica com a ForResults, de São Paulo, focada principalmente em direct e trade marketing. A companhia está presente em diversos países, tem mais de 545 colaboradores no mundo e fechou o ano de 2012 com um volume de negócios de 159,2 milhões de euros, além de 58,7 milhões de euros de receita.

A agência está em 20º lugar no ranking mundial da Holmes Report. Na França, existe há mais de 40 anos e desde 2000 vem se especializando em soluções de comunicação em mídia digital. Na China, foca em eventos voltados para o mercado de luxo, enquanto em Dublin, na Irlanda, as áreas fortes são reputação e relações públicas. Já na África, a empresa está mais voltada para eventos políticos, seminários e conferências.

O francês Julien Menez, diretor-geral da Hopscotch Système Américas, volta a morar no Brasil. Na primeira vez, há quatro anos, trabalhou na Peugeot Citroën e, desde 2009, atuava como consultor na área digital. Foi contratado para abrir a filial brasileira. Ele diz que o que motivou a vinda da empresa foi a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016 – e já fechou com a Sony do Brasil para realizar eventos durante a Copa no Rio e em São Paulo. “Fizemos o Gala Dinner Vip na África do Sul, durante a Copa do Mundo, com show da Shakira, há três anos. Faremos tendas da Sony e o ‘commercial display’ nos estádios do Rio e de São Paulo”, afirma Menez. Outro cliente da empresa na França é a Cartier, para quem a Hopscotch realiza eventos na China, por exemplo. Para a Microsoft, vem trabalhando em vários lugares da Europa e na Ásia.

Eventos para marcas de luxo são também uma oportunidade no Brasil. Há também interesse nas marcas voltadas para o segmento de gastronomia. O grupo realiza na França e levou para China, Japão e Romênia a “Semaine du Gout”, uma semana dedicada à gastronomia, com objetivo de espalhar o conceito de comer melhor entre as pessoas – do campo à cidade, passando pelas escolas. Na França, ela é promovida pelo Ministério da Educação Nacional. “Há muito o que fazer no Brasil. As pessoas enriqueceram, a classe média está forte. A Semaine du Gout poderia ser introduzida no Brasil no período da Copa, por exemplo”, diz Menez. Entre 2004 e 2009, a empresa organizou no Brasil o Festival de Cinema de Manaus. “Desde essa época conhecemos parceiros no Brasil – de logística, de produção, gestores. Temos uma rede de fornecedores, entre eles a On Live Eventos, no Rio”, completa.

Reputações

Entre os “produtos” da Hopscotch estão diferentes estudos de reputação nas mídias sociais. A empresa realizou no Brasil, recentemente, um tipo de pesquisa que costuma fazer com frequência na França, focada na presença online de presidentes de grandes empresas. O resultado foi que a maioria dos executivos que comandam algumas das 30 maiores empresas do Brasil não cria conteúdos específicos para mídias sociais. Apesar de a maior parte deles estar presente no Google, poucos se preocupam em ser ativos no ambiente de internet e criar conteúdo próprio.

Dos 30 executivos, 23% estão totalmente ausentes do Facebook, do Twitter e do LinkedIn. Metade deles apresenta pouco conteúdo proprietário e somente Abílio Diniz, que acaba de se desligar da presidência do Grupo Pão de Açúcar, demonstra um envolvimento direto com a imagem na rede, a partir da criação de conteúdo próprio e com atualização constante. A sondagem foi feita em maio de 2013. Foram analisados nomes de líderes de companhias como TIM, Fiat, Vale, GM, Petrobras, Correios, Ambev, Bunge Alimentos, entre outras.

A presença dos presidentes nas mídias sociais foi estudada de duas formas: contas próprias no Facebook, no Twitter e no LinkedIn, e as citações dos nomes dos presidentes nas conversas dos usuários desses canais. Dos nomes pesquisados, 30% têm uma conta no LinkedIn, 20% estão no Facebook e apenas 10% tuitam. “Hoje, a reputação de marcas, produtos e patrões de grandes multinacionais é chave para a imagem e notoriedade das empresas, e se torna cada vez mais importante para os negócios”, conclui Menez.

Outro produto da empresa são os “Fama Fights”, batalhas da fama que cobrem muitas vezes um dia apenas. São levantamentos-relâmpago realizados uma vez por semana para testar a reputação de duas marcas concorrentes na web. Já foram realizados levantamentos contrapondo Brahma e Skol, O Boticário e Sephora, as novelas “Dona Xepa”, da Record, e “Amor à vida”, da TV Globo. Em tempo: no caso das novelas, venceu a teledramaturgia global.