Publicidade fica no lugar-comum e não quebra estereótipos
Na última semana, o PROPMARK realizou uma enquete para saber a opinião dos leitores sobre a quebra de estereótipos nos comerciais de TV e nas redes sociais. A pesquisa teve como base um estudo da Heads sobre a falta de representação de gênero e raça nesses meios. Quase metade dos leitores (48,55%) acha que tanto na TV quanto na internet, a publicidade fica no lugar-comum e acaba contando as mesmas histórias, sem mudar os pontos de vista.
Para 25,36%, as redes sociais são mais livres e permitem que os estereótipos sejam quebrados, trazendo novas perspectivas e olhares. Por outro lado, 17,39% acha que a TV é a mais conservadora e reforça os estereótipos justamente para agradar ao público, que é preconceituoso e gosta de seguir os padrões sociais. A minoria (8,7%) afirma que as mulheres estão mais empoderadas e essa representatividade está chegando à TV, que tem procurado melhorar a igualdade racial e de gêneros.