Publicidade: inovação e relevância na pandemia
Desde o ano passado, a pandemia do coronavírus tem impactado de várias formas todas as profissões e todos os setores da atividade econômica, e com os profissionais e agências de publicidade do Maranhão não poderia ser diferente. Mas, nesse caso, há uma diferença fundamental: existe a possibilidade, sim, de enfrentarmos e de atravessarmos esse momento com mais criatividade e inovação, enxergando e explorando as inúmeras oportunidades trazidas ao nosso mercado – não só para o presente como aprendizado, mas também para o futuro.
Em um primeiro momento, quando avistamos uma generalizada diminuição dos investimentos por parte dos clientes, o pensamento inicial é o de que o cenário de crise vai prevalecer sobre todas as tentativas de superação. Afinal, se antes de a pandemia se alastrar pelo Brasil e pelo mundo já havia uma tendência de enxugamento das contas e das cotas por parte dos anunciantes, quem dirá em uma situação de restrição financeira ainda mais severa? De que maneira sobreviver em um contexto em que até mesmo as grandes corporações internacionais estão enfrentando quedas nos lucros e perda de espaço em seus respectivos mercados? Na busca por essas respostas residem pontos fortes da publicidade, que podem ajudar a elucidar esse panorama. Por característica, mais do que ninguém, os profissionais do segmento devem estar alerta às constantes mudanças culturais e, em especial, no Maranhão, com o uso de nossas riquezas cultural, histórica e gastronômica. Essa percepção conduz à necessidade de se vivenciar a inovação, cada vez mais com foco no cliente e na construção de relacionamentos humanos de valor.
No aspecto operacional, o trabalho em home office, que impactou a todos por algum tempo, tornou-se natural, necessário e até mais produtivo que o presencial, graças às ferramentas tecnológicas. Debater e apresentar argumentos presencialmente continua tendo valor inquestionável, mas as novas metodologias de organização das reuniões e do acompanhamento das demandas mostram que nada melhor do que uma boa ideia, consistente e bem fundamentada, para sustentar a força de um trabalho a ser feito. Além disso, esse contexto particular abre espaço para que a condução de lideranças inspiradoras consiga manter o ritmo e o nível de comprometimento e colaboração de todos os participantes. Ousar, experimentar e criar, sem perder o foco, são as maiores e melhores opções para o enfrentamento do atual cenário.
Por ser um momento ímpar, adaptar a qualidade e o tom da comunicação às novas necessidades do público é fator vital. Trata-se de um perfil de consumidor ainda mais presente na internet, ávido por novidades, acostumado à linguagem ágil, com mensagens claras e diretas – sem perder o bom humor e a espontaneidade. Em razão disso, a publicidade ganha relevância ao contemplar uma sociedade hiperconectada e bombardeada por informações, mas, ao mesmo tempo, compartimentada em nichos de interesses e comportamentos. O papel dos profissionais e das empresas de publicidade em nosso mercado é, mais que nunca, mostrar que as marcas são relevantes na vida das pessoas, que não se prestam apenas a vender um produto ou serviço, mas apresentam soluções, ajudam a atravessar esse momento turbulento e a expandir possibilidades de atuação dos indivíduos na sociedade. Não é um desafio fácil, mas aqueles que souberem aproveitar o momento sairão fortalecidos, com menos pontos de desperdício e dispersão, melhor capacidade de entrega e mais próximos do cliente, com capacidade estratégica de atender e entender suas particularidades. Como um parceiro a dizer: “tamojunto”!
Almenbergues Jales é delegado regional da Fenapro no Maranhão e CEO da Jales Comunicação e Marketing (almenbergues@gmail.com)