Publicidade móvel tem um quarto da receita de anúncios digitais nos EUA

Receitas de publicidade móvel nos EUA cresceram em 2014, de modo que agora são responsáveis por um quarto de todas as receitas de anúncios digitais. O relatório ‘Internet Advertising Revenue’, do Interactive Advertising Bureau (IAB), é um compilado de informações fornecidas por empresas que vendem anúncios na internet. De acordo com ele, o total de receitas de anúncios digitais aumentaram 16% durante 2014 e chega a uma nova alta de US$ 49.5 bilhões.

A publicidade móvel avançou 75% para chegar a US$ 12,5 bilhões, no mesmo período, elevando sua participação no total de 17% para 25% em apenas 12 meses.

“Os profissionais de marketing reconhecem claramente que os consumidores estão levando vidas móveis de primeira e investindo seus dólares em anúncios”, disse Randall Rothenberg, presidente e CEO da IAB.

A publicidade em mídia social também registrou bons retornos, trazendo US$ 7 bilhões em 2014, com aumento de 57% em relação ao ano anterior. David Silverman, sócio da PwC US, que elaborou o relatório, observou que a mídia social é “uma atividade móvel significativa” e que “o crescimento das receitas de publicidade acontece porque os consumidores gastam mais tempo conectados”.

Os vídeos digitais cresceram três vezes mais rápido que os de exibição, do qual é parte integrante. Foi um aumento de 17% (US$ 3,3 bilhões), em comparação com os 5% de elevação no mercado de exibição, avaliado em US$ 13.5 bilhões.

Os banners aumentaram pouco mais de 1% (US$ 8 bilhões) enquanto rich media registrou aumento de 6%, atingindo US$ 1,4 bilhões. No geral, a quota do mercado digital de exibição caiu de 30% para 27%.

Mecanismo de busca continuou a avançar em ritmo lento, subindo 3% (US$ 19 bilhões). Ele continua sendo o maior formato digital, mas a sua quota de mercado caiu de 43% para 38%.

Anunciantes de varejo continuam representando a maior categoria de gastos com publicidade na internet, responsável por 21% em 2014. Em seguida, serviços financeiros e automotivos representam 13% e 12%, respectivamente, valores que eram os mesmos em 2013.

*Com informações do IAB e do Warc