Publicidade no Brasil deve crescer 9,8% em 2013

 

O investimento em publicidade no Brasil deve aumentar em torno de 9,8% este ano e há previsão de crescimento para todas as mídias, em especial internet e televisão, segundo a previsão “Consensus Ad Forecast” deste mês de janeiro do Warc, empresa dedicada a medir o pulso do mercado publicitário mensalmente, ajudando a prever sua performance global. O crescimento da publicidade no Brasil é o terceiro mais alto para este ano, atrás apenas de Rússia e China. O dado não inclui a inflação prevista pelo Consumer Prices Index – que será da ordem de 5,4% para 2013.

No país, a internet mantém a liderança de crescimento, com previsão de de 20,5% em relação ao ano passado, enquanto a TV crescerá 10,3%. A mídia exterior crescerá 9%, rádio 6%,  jornais 5% e revistas 3,9%. Globalmente, apesar da fragilidade atual da economia, a previsão é que o investimento cresça 4% em 2013 e 5,5% em 2014, ambas as margens superiores ao percentual de 3,9% de 2012. O estudo aponta para o crescimento em 11 dos 13 mercados pesquisados.

O estudo do Warc é baseado em algumas variáveis, como: estimativas de faturamento feitas por agências de publicidade (com base em valores de mercado atuais), dados de empresas de monitoramento de mídia, estimativas de analistas, do time do Warc e de pessoas da indústria. O fato de considerar valores atuais, desconsiderando a inflação nos vários mercados, torna os dados um pouco diferentes do “real”.

EUA

Nos Estados Unidos, o maior mercado publicitário mundial, o crescimento será de 2,2% para 2013 e de 4% no ano que vem. Em 2012, o aumento foi de 3,7%. “Em 2012, a indústria se beneficiou das Olimpíadas e da campanha presidencial norte-americana. Vamos ver qual será o comportamento do mercado sem esses fatores circunstanciais. Ainda há riscos para o crescimento da economia global. Os anunciantes ainda não estão prontos para abandonar sua atitude conservadora e cuidadosa”, analisou Suzy Young, editora de dados do Warc.

A Rússia é a grande recordista em investimentos, com um salto de 12,3%, seguida da China com 11,2% e do Brasil. A Espanha terá a pior performance entre os países, com crescimento de apenas 0,2%.

A mídia no mundo

A televisão continuará provando sua força e robustez. A previsão é que o aumento do faturamento global será de 3,2% em 2013 e 6,4% em 2014. Nos dois próximos anos, apenas na França os investimentos em televisão cairão, segundo o levantamento do Warc. Os jornais crescem nos dois próximos anos em apenas três países: Brasil, Índia e Rússia. Revistas em quatro: os três anteriores mais a China, provando a importância dos países emergentes para os veículos impressos. Já globalmente, os investimentos na mídia jornal devem encolher 2,7% este ano e 1,6% em 2014, enquanto para revistas a queda prevista é de 2,5% este ano e 1,7% no ano que vem.