Publicidade no Reino Unido alcança 19,6 bilhões de libras no primeiro semestre, diz Warc
Ainda de acordo com o documento, o total de investimentos no segundo trimestre do ano atingiu 10 bilhões de libras, com um aumento de 13,4%
O Warc divulgou o relatório de despesas da Advertising Association/Warc e apontou que a publicidade no Reino Unido registrou gastos de 10 bilhões de libras durante o segundo trimestre de 2024, marcando um aumento de 13,4%.
Segundo o documento, o resultado ficou um pouco mais de quatro pontos percentuais acima da previsão devido ao crescimento digital mais forte do que o esperado e aos resultados comparáveis relativamente fracos para 2023. Agora, os dados mostram que os gastos com publicidade aumentaram 13,5% para 19,6 bilhões de libras no primeiro semestre.
Além disso, a Advertising Association/Warc atualizou as previsões para 2024, como um todo, em 2,9 pontos percentuais e agora é esperado que os gastos ultrapassem a barreira dos 40 bilhões de libras pela primeira vez, atingindo os 40,5 bilhões de libras. De acordo com a organização, esse cenário deve-se em grande parte aos melhores resultados digitais e representa um aumento homólogo de 10,6%, prevendo-se que o crescimento em termos reais para 2024 seja de 7,9%.
Ainda de acordo com o Warc, é esperado que os gastos com publicidade no Reino Unido registem um crescimento anual à frente dos principais mercados europeus, como França (8,0%), Espanha (5,7%), Itália (5,4%) e Alemanha (4,0%).
Segundo o relatório, os últimos números, de abril a junho deste ano, mostram que os principais formatos online registaram crescimento, incluindo exibição online (21,6%) e pesquisa (12,7%), juntamente com o out of home (17%). A transmissão da Euro masculina beneficiou a TV em um crescimento de 9% no trimestre, representando o trimestre mais forte para a TV em mais de dois anos. Os jornais e revistas regionais registaram o seu primeiro crescimento desde a recuperação da pandemia no segundo trimestre de 2022, com aumentos nos gastos de 1,9% e 0,5%, respetivamente.
Para 2025, a Advertising Association/Warc tem a expectativa de que o mercado publicitário do Reino Unido atinja 43,1 bilhões de libras de gastos, um aumento de 6,5% e um aumento de um ponto percentual em relação à previsão de julho.
"A publicidade tem um papel vital no financiamento da cultura, dos meios de comunicação social e do desporto – e os resultados do segundo trimestre mostram como a publicidade pode desempenhar um papel fundamental no apoio ao sucesso de eventos como a Euro masculina, os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos", diz Stephen Woodford, CEO da Advertising Association.
Crédito: Foto de simon frederick na Unsplash