Publicidade online cresce no Brasil

 

A publicidade na internet está crescendo no Brasil, segundo estudo da Ibope Nielsen. Tanto em número de anunciantes quanto em número de usuários e mesmo em relação ao tempo conectado, o mundo online está tendo um avanço considerável no país, de acordo com o levantamento.

O Brasil tem aproximadamente 79,3 milhões de usuários na internet e potencial para atingir 86,4 milhões ainda neste ano, segundo dados do eMarketer. A expectativa é de 103 milhões de usuários online até 2016, uma perspectiva de elevação de 5,37% ao ano. Atualmente, 42% da população brasileira está conectada e esse porcentual deve ir para 48% na previsão para 2016.

Voltando à pesquisa da Ibope Nielsen, os brasileiros gastam semanalmente 49 horas por semana na internet – e essa grande quantidade de tempo é imediatamente relacionada com o número de peças publicitárias vistas, que mostrou elevação de 69% em relação ao ano anterior, indo de 12,2 mil para 20,6 mil, aproximadamente.

Entretanto, o número total de campanhas online cresceu apenas 39%, de 4,3 mil para 6,9 mil, mesmo com um aumento de 70,6% no budget total gasto – segundo o estudo, boa parte disso vem da monetização da SEO e marketing de busca. De janeiro de 2011 ao mesmo mês de 2012, quase 600 empresas ingressaram no mundo da publicidade online, representando 32% das 2,1 mil companhias que se divulgam na rede.