Publicidade perde dois ícones
O mercado publicitário brasileiro perdeu dois grandes profissionais neste mês de maio. No dia 4, morreu Jarbas José de Souza, um dos mais famosos diretores de arte da publicidade brasileira e presidente do Clube de Criação entre 1977 e 1979. Ele estava internado com problemas renais. Nascido em Uberaba, Jarbas começou sua carreira na McCann-Erickson, em 1958. O profissional fundou a Jarbas Propaganda em 1982. Também criou, junto com Julio Cosi e Sergino de Oliveira e Souza, a Cosi, Jarbas, Sergino Propaganda. Além disso, também trabalhou na JWT, Almap, Norton, DPZ e SGB.
Em uma entrevista ao jornal Propmark em abril de 2015, por ocasião da comemoração dos 40 anos do Anuário do Clube de Criação, que reuniu os ex-presidentes da entidade, Jarbas destacou a independência da publicidade brasileira. “Com o anuário que fizemos aqui, ninguém mais precisou ter os anuários que vinham de outros países. Foi uma independência conquistada”, destaca. Outro fato que, segundo Souza, contribuiu para a publicidade foi a contestação. “Nós contestávamos muito, e esse ato nos serviu muito para sermos o que somos hoje”, disse.
E no dia 11, morreu o publicitário Paulo Salles. Paulo nasceu no Rio de Janeiro e tinha 60 anos de idade completados no último dia 8 de março.
Filho do jornalista e famoso publicitário Mauro Salles, fundador da histórica Salles Inter-Americana, Paulo começou na agência do pai, mas fez carreira própria e se tornou um dos brasileiros mais influentes da publicidade ao construir uma carreira que o levou ao cargo de CEO da Publicis Worldwide, tendo liderado a operação do grupo francês no Brasil e em outros 16 países da América Latina.
Profissional de atendimento, administração, finanças, planejamento e operações, Paulo Salles entrou na agência Salles em 1974, quando a empresa já havia se juntado com o grupo D’Arcy. Escalou cargos até se tornar presidente e CEO da D’Arcy Américas, cargo que ocupou até a fusão da agência com o Grupo Publicis, formando a Publicis Salles Norton, que resultou na atual operação da Publicis Brasil.
Também foi membro da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e da IAA (International Advertising Association). Nos últimos anos, Paulo Salles ocupava o cargo de CEO da BR Offshore Investimentos e Participações S.A.