Publicis mostra rapaz cego tentando usar aplicativo de encontros
O movimento Web para Todos (WPT), que promove acessibilidade no mundo digital, passou a ter a Publicis como agência-voluntária.
A parceria começa com uma campanha. As duas peças reforçam como tarefas simples para a maioria das pessoas podem ser muito complicadas para quem tem algum tipo de deficiência.
O filme-manifesto apresenta a missão do Web para Todos e o webfilme usa o bom humor para relatar as dificuldades deste público na web.
No vídeo, um rapaz cego tenta usar o Tinder e faz comentários sobre os quais provavelmente as pessoas sem deficiência não pensam: “Se você acha que encontro às cegas é estranho, é porque não sabe o que eu passo com esses apps”, diz o jovem. Gustavo Torniero, protagonista do vídeo, é membro da rede, jornalista e secretário de juventude da Organização Nacional de Cegos do Brasil.
Simone Freire, idealizadora do WPT, comenta que muitos não sabem das barreiras de acesso em sites e aplicativos, e que elas são fáceis de serem eliminadas. “Com essa campanha, esperamos chamar a atenção da sociedade para o problema e contar com o engajamento de todos para corrigi-lo o mais rápido possível. E, assim, tornar a web brasileira num ambiente realmente justo e inclusivo”, afirma.
Eduardo Lorenzi, CEO da Publicis, comenta que abraçar a causa do Movimento é muito natural, porque no Brasil tem 45 milhões de pessoas, ou um quarto da população, com alguma deficiência que dificulta o seu acesso à internet, seja para se informar, se divertir, estudar e consumir. “Como empresa de comunicação, que leva mensagens e iniciativas das marcas a todo o povo brasileiro, nós precisávamos contribuir para mudar esse cenário”, diz. “Nós enxergamos a inclusão e a inovação como os únicos caminhos possíveis para a indústria da comunicação, e o Web para Todos une esses dois lados”, acrescenta Domênico Massareto, CCO da agência.
Saiba como tornar seu site e redes sociais acessíveis e ganhar novos visitantes
No site do Movimento Web para Todos há dicas, guias, exemplos práticos, códigos e muitas outras informações para orientá-lo nesse sentido. Fizemos uma curadoria especial para você! Confira:
• Confira 13 dicas imperdíveis sobre acessibilidade digital de conteúdo
• Conheça dicas e exemplos práticos para fazer links acessíveis
• Criadora do projeto #PraCegoVer incentiva a descrição de imagens na web
• Guia completo para criação de um site acessível:
o Como fazer um site acessível: planejamento e conteúdo
o Como fazer um site acessível: design
o Como fazer um site acessível: programação
• Cartilhas, guias e outras referências na Biblioteca do Movimento Web para Todos
FICHA TÉCNICA
Agência: Publicis Brasil
Título: Como Marcar Um Date No App (Sendo Cego)
Duração: 60”/30”
Produto: Institucional
Cliente: Movimento Web Para Todos
Cco: Domenico Massareto
Diretor De Criação: Saulo Mileti
Redator: Paulo Costa
Diretor De Arte: Felipe Azambuja E Caio Verçosa
Head De Rtv: Renata Sayao
Rtv: Valdir Dos Santos, Márcia Albuquerque E Natasha Zamianini
Mídia: Henrique Fogaça E Theodora Mello
Atendimento: Paula Ganem E Katryn Gabryellen
Aprovação Cliente: Suzeli Damaceno E Simone Freire
Produtora De Video: 7 Filmes
Diretor: Gugu Seppi
Head Of Art: Alexandre D’albergaria
Diretor De Fotografia: Marco Antônio Ferreira
Montagem: Renato Andrade De Oliveira Batata
Atendimento: Anna Fauaz
Produção: Giácomo Vulcano
Coordenação De Pós-Produção: Thaís Castrioto
Pós-Produção/Finalização: Renne Perez, Jeff Almeida E Diogo Meyer
Produtora De Som: Comandos
Trilha: Equipe Comando S
Mixagem: Equipe Comando S
Locutora: Andrea Mathias
Atendimento: Elis Pedroso/Juliana Marchetti
Acessibilidade
Intérprete De Libras: Karina Zonzini Bueno
Audiodescrição Do Filme Manifesto: Marco Petucco
Audiodescrição Do Filme Tinder: Natália Alcantara