Publicis recompra ações de porte da Dentsu
O Publicis Groupe anuncia a recompra de grande parte das ações da holding que estavam nas mãos da Dentsu. A negociação é resultado de uma oferta realizada pelo próprio grupo japonês na última segunda-feira (13), analisada e aceita pelo board da holding francesa nesta terça (14) e confirmada ao mercado nesta sexta (17). De acordo com o comunicado oficial do Publicis, a empresa adquiriu 18 milhões de ações, investindo um total de € 644,4 milhões – aproximadamente US$ 840 milhões. Além disso, anunciou o cancelamento de 10,7 milhões de ações, valorizando, com isso, os papeis ativos.
A parceria entre Publicis e Dentsu teve início em 2002, com a aquisição de 15% das ações dos franceses pelos japoneses. Em 2010, o Publicis já havia recomprado 3,8%, retomando agora algo em torno de 9%. A Dentsu mantém 2,12% dos papeis franceses, além de manter joint ventures como a Beacon Communications e a Dentsu Razorfish. Também devem ser mantidas parcerias em determinadas agências para clientes em comum, “de acordo com a vontade do próprio cliente”, conforme afirma o comunicado.
“Hoje marcamos o encerramento de um capítulo de nossa parceria de 10 anos com o Publicis. Gostaria de expressar minha sincera gratidão à madame Elisabeth Badinter, líder do board de supervisão do Publicis Groupe, e ao senhor Maurice Lévy, chairman e ceo do Publicis Groupe, além de todos os membros da holding, por seu apoio durante nossa parceria amigável. Espero continuar com nosso relacionamento amigável com o Publicis, bem como promovendo o trabalho e o crescimento mútuo de nossos clientes e desenvolvimento de negócios”, pontuou Tadashi Ishii, presidente e CEO do grupo Dentsu.
“A parceria com a Dentsu nos últimos 10 anos foi amigável e exemplar. A porção deles no capital do Publicis tem promovido o desenvolvimento do grupo. Gostaria de expressar minha gratidão pela elegância e profissionalismo com o qual esta parceira tem sido mantida, bem como com todos os executivos da Dentsu que fizeram parte dessa aventura. Estou certo de que vamos continuar mantendo nosso relacionamento profissional de maneira frutífera em negócios específicos e em nossas duas joint ventures”, acrescentou Maurice Lévy, chairman e ceo do Publicis Groupe.