Publicitárias organizam crowdfunding contra abusos

O caso de estupro em uma linha de ônibus na capital paulista na terça-feira passada (29) foi a gota que faltava para o copo transbordar e levar um grupo de publicitárias à ação. Surgia o movimento #meucorponãoépúblico, liderado pelo coletivo Mad Women, formado por profissionais de comunicação que estão produzindo cartazes, adesivos e panfletos que pedem mais respeito ao corpo feminino.

Reprodução

No Tumblr que leva o nome do movimento, as peças estão disponíveis em alta resolução para download, como forma de incentivo para que as pessoas baixem e façam cópias do material, contribuindo para que o projeto ganhe escala.

arte Patricia Oliveira

Nesta sexta-feira (01), o movimento chegou a uma nova etapa com o lançamento de crowdfunding na plataforma Catarse. A ideia é reunir verba suficiente para a impressão de adesivos e posters para serem espalhados pela cidade. No site do projeto, o coletivo explica que o movimento de solidariedade é voltado para todas as mulheres que sofrem abusos diários dentro do transporte público. E que seu objetivo é transformar indignação em ação.

arte: Talita Cardozo / texto: Alessandra Peixoto

Serão 500 cartazes no formato A3 com adesivo dupla face e 5000 adesivos no tamanho A5. Até o momento, foram arrecadados R$ 2990 em um total previsto de R$ 5000 até a próxima quarta-feira (6), data limite para o encerramento da proposta.