Publicitário cria projeto "Fake News do Bem"
As Fake News são um dos temas mais polêmicos da comunicação atual. Aparentemente inofensivas quando abordam assuntos supérfluos, elas podem ser fator decisivo entre a vida e a morte quando ligadas a temas como a vacinação. Pensando nisso, o redator Vinicius Dias resolveu criar o projeto “Fake News do Bem”.
“A ideia do projeto é criar e compartilhar Fake News que incentivam as pessoas a tomarem boas atitudes”, diz o publicitário que tem passagens por Thompson, Tudo, Isobar e, atualmente, está na Artplan.
Até o momento, Vinicius divulgou Fake News do Bem que incentivam as pessoas a doarem sangue, roupas de frio, adotarem animais abandonados e pararem de jogar lixo no meio ambiente.
“Faz duas semanas que eu comecei a compartilhar essas Fake News pelo WhatsApp. E elas ganharam força organicamente: muitas pessoas acreditaram e começaram a compartilhar com outras, como uma corrente”, diz.
A “notícia”
A reação
A mensagem carregava também o link do site do projeto. “Logo, quem quisesse saber mais, iria descobrir que era uma Fake News porque no site tem uma explicação”, salienta.