Publicitários criam movimento voluntário #VoltaPinheiros

Na próxima quinta-feira (21), em que se comemora o Dia da Árvore, estreia o movimento #VoltaPinheiros. A proposta é chamar a atenção de São Paulo, tirar o rio do esquecimento e convidar sociedade civil, empresas, organizações não governamentais e órgãos para discutir o futuro do rio.

esq. para dir. Carolina Younis, Bruno Andrade, Marcelo Reis, Andreza Aguiar, Pedro Utzeri (fundo) e Andre Curi (frente), todos da Leo Burnett Tailor Made

A ideia do movimento é de um grupo de publicitários capitaneados por Marcelo Reis, copresidente da Leo Burnett Tailor Made. “Quando vamos nos mobilizar por algo público que não seja partidário ou político? Quando vamos lutar pelo espaço público de forma real e perene? Nós brasileiros olhamos muito para o privado e pouco para o coletivo. Temos que melhorar nosso engajamento social e sermos mais proativos”, explica Reis.

Olhar de crianças

O projeto iniciará com iniciativas em escolas públicas e privadas que já aderiram ao movimento. A escolha é para que as crianças, que não tiveram a oportunidade de conviver com um Rio Pinheiros saudável, entendam o que um dia ele já foi e pode voltar a ser e atuem como protagonistas.

Ao longo dessa semana, as escolas terão uma programação especial com atividades como videoconferências com representantes de diversos países, expondo cases de sucesso de conservação das águas em nações como Colômbia, França, Espanha, Índia e Alemanha; projetos que comparam a relação de moradores em torno do rio Pinheiros e de rios na Amazônia; produção de conteúdos audiovisuais e programetes de rádio; criação de games com soluções para despoluir o rio, a exemplo do Projeto “Modelagens para um Rio com Vida”, com o game Minecraft.

A ação de comunicação envolve um manifesto, o site Volta Rio Pinheiros e a página no Facebook do movimento, mídia out of home, material promocional como camisetas, sacolas, folhetos explicativos e adesivos para carros, além de vídeos e spots de rádio.

Os vídeos são protagonizados por jornalistas, personalidades e celebridades como o músico e ator Thaíde, o cantor Jairzinho, a atriz Tania Khalill, a atriz Gabriela Duarte e sua filha, Manuela, a jornalista Mariana Godoy e a fotógrafa Marina Klink.

O grupo criador do movimento espera uma primeira reunião oficial com interessados, empresários e especialistas, poder público e ONGs do segmento.

Leia o manifesto na íntegra:

“Carta-aberta a todos os paulistanos:

Qual foi a última vez que as pessoas, as empresas e o poder público se uniram em busca de uma grande melhoria para nossa comunidade sem qualquer interesse político, partidário ou financeiro? Difícil responder a essa pergunta sem questionar nossa inércia social e nosso frágil engajamento coletivo. No dia 5 de setembro de 2017, nosso pequeno grupo de sonhadores cidadãos brasileiros iniciou um movimento que busca atrair a atenção da sociedade para o maltratado Rio Pinheiros.

Todo dia, milhões de pessoas passam por ali, e esse ali está em todo lugar. São 25 quilômetros de descaso, sujeira e desrespeito. Nós até esquecemos que ali vivia um rio de verdade. Esse é o nosso rio? Podre, morto, imundo. É isso que os moradores de uma das maiores cidades do mundo chamam de rio? Não, nós não acreditamos nisso e pedimos o seu apoio.

O movimento #VoltaPinheiros tem um único objetivo: tirar o rio do esgoto do esquecimento, colocá-lo de volta no centro das atenções e convidar a sociedade civil a discutir seriamente o seu futuro. Impossível? Se ninguém fizer nada, sim. Por isso, o Movimento #VoltaPinheiros convida cada um dos paulistanos, de origem ou coração, a compartilhar esse movimento.
Vamos convidar os poderes públicos, as empresas que margeiam o rio, as empresas que não margeiam, mas sentem o seu cheiro, todos nós, cidadãos, a ajudar. Vamos mobilizar todo mundo. Vamos pedir a cobertura e o holofote dos veículos de comunicação. Vamos, juntos, resgatar o nosso rio. Sim, os problemas do Brasil são inúmeros, mas esse não deixa de ser um deles.

Para isso, precisamos nos sentar em volta da mesa e debater soluções viáveis, patrocínios e esforço político e ético consciente. Está na hora de dar o exemplo para o país inteiro de que a mudança é possível. E esse exemplo tem que vir das pessoas. Portanto, não fique indiferente. Afinal, que rio vamos deixar para os nossos filhos?

No dia 21 de setembro de 2017, o que hoje é apenas um vídeo inconformado pedindo a sua ajuda se transformará em um movimento, mas isso só irá acontecer se você compartilhar essa ideia. Participe desse movimento. #VoltaPinheiros”