Publicitários criam oficina prática de inovação criativa

Reconhecidos internacionalmente por trabalhos em criação digital, os publicitários Pedro Gravena, da FCB, Mauro Cavaletti, da J.Walter Thompson, e André Piva, da Lov, estão juntos para lançar a Make-a-thon, uma oficina prática de inovação em trabalhos de comunicação que foca no exercício do “fazer”.

Inspirada nos Hackathon, maratonas de tecnologia populares entre desenvolvedores, a Make-a-thon transfere o mesmo conceito de passar horas realizando o trabalho para o ambiente criativo das agências e clientes. Ao longo de uma semana, os participantes experimentam as surpresas e desafios de desenvolver novas ideias e projetos. Entre as atividades, desconstroem e reconstroem casos de sucesso e montam projetos originais, unindo ensinamentos de criação e engenharia.

“Somos cobrados a inovar o tempo todo nas empresas, nas agências, mas pouca gente nos conta realmente sobre o processo ‘como fazer’”, comenta André Piva. Ele espera que os participantes aprendam a quebrar barreiras e ter menos medo de tecnologia. “Queremos tirar os participantes da zona de conforto criativo”, acrescenta o parceiro Mauro Cavalletti.

Pedro Gravena ainda antecipa que outras oficinas virão em breve, sempre em formatos experimentais, baseados na cultura da tecnologia e na criação de cases inovadores. “Este é o primeiro passo de um movimento mais ambicioso, o GRÃO, que reunirá um coletivo de líderes em inovação no treinamento e educação de novos profissionais de comunicação para o mundo mais digital e integrado em que estamos vivendo”, afirma.

A primeira Make-a-thon está programada para acontecer de 27 a 30 de abril em São Paulo. O programa terá um total de 12 horas e custará R$ 1.299,00.

Mais informações na página da iniciativa no Facebook ou no site.