Publicitários criam projeto para encurtar acesso à obras literárias
Redator e diretor de arte da DZ Estúdio, agência de Porto Alegre (RS), Cleiber Selfstrom Jr. e Vitor Palma lançaram um projeto pessoal, cujo foco está no incentivo à leitura.
Chamada de ‘Livros Livres’, a iniciativa quer facilitar o acesso às obras literárias e provocar o aumento de leitores usando a biblioteca de clássicos mais acessível do Brasil: o site Domínio Público.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto ‘Livros Livres’
O projeto se propõe ser um hack na ativação dessas obras que estão disponíveis de graça: espalhando pôsters por Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro com links diretos para as obras.
São cinco posters artísticos que transformam arte em literatura, usando QR Code para acessar o livro em formato PDF. Nas artes, são usados clássicos como MacBeth, de William Shakespeare, Dom Casmurro, de Machado de Assis, A Volta Ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne, Metamorfose, de Franz Kafka e A Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Lançado em novembro de 2004, o portal Domínio Público está sob a gerência do Ministério da Educação e, atualmente, conta com mais de 200 mil títulos. A biblioteca virtual busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e usuários.
“Toda a obra artística, depois de 70 anos da morte do autor, se torna um ativo de domínio público, ou seja, qualquer pessoa tem acesso gratuito àquele conteúdo, basta entrar no site.” explicam os idealizadores do projeto.