Publicitários dedicam tempo a causas sociais com envolvimento pessoal

CEOs de grandes agências estão ligados a ONU e Unicef; há o caso de relação com projetos locais, como Vozes da Periferia e Volta Pinheiros

Publicitário tem o poder de contar histórias, o dom da comunicação e pode usar a criatividade como agente transformador. Mais do que criar campanhas sociais criativas para ONGs, esse profissional tem em suas mãos todo o ferramental necessário para apoiar e abraçar causas sociais, ambientais e de governança, acelerando transformações pautadas nos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance).

Apesar da crítica generalizada de que publicitário só cria campanhas em prol do social para ganhar prêmio ou por ter cliente pro bono na agência, nos nos últimos tempos surgiram iniciativas consistentes de envolvimento pessoal na área.

Em julho, Hugo Rodrigues foi anunciado como novo integrante do Conselho Consultivo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), sendo o único profissional de agência a fazer parte do grupo, que atua como um instrumento de fortalecimento dos valores e princípios do fundo para avançar na participação e no diálogo propositivo com o setor privado e com o ecossistema filantrópico.

“Como publicitário, eu tenho a honra de colaborar nas soluções de problemas de negócios de grandes marcas globais e regionais. Mas uma das minhas grandes paixões é o engajamento nas causas sociais, a partir da educação. E me tornar membro do Conselho do Unicef, ao lado de um grupo formado por pessoas tão incríveis, é quase um upgrade nessa busca de contribuir, na pessoa física e jurídica, e permitir que crianças e jovens se desenvolvam, tendo seus direitos e o bem-estar garantidos”, declarou Rodrigues, chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft Brasil e Aldeiah.

Assim como Rodrigues, que afirma se dedicar à filantropia desde o seu primeiro emprego, Celio Ashcar Jr. também revela ter um longo histórico de engajamento com causas sociais.

“Esse envolvimento começou em 1996, quando eu tinha 20 anos, e era responsável pelo marketing e eventos da Associação de Cavalos Mangalarga. Eu realizei o primeiro leilão beneficente de cavalos, que teve sua renda revertida ao Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids), além de uma grande campanha de Natal para crianças da Apae. Em 2017, me aproximei da Gerando Falcões, comandada pelo Edu Lyra, e, com isso, a AKM Performma passou a ser um braço de eventos e projetos especiais da instituição. Também tenho uma relação com o Vozes das Periferias (que está dentro do ecossistema da Gerando Falcões e atende comunidades no entorno da Vila Prudente) e Instituto Paulo Gontijo, o que me permite ampliar ainda mais meu olhar para projetos sociais”, relatou Ashcar, sócio da AKM Performma e konecte.me.

A proximidade com o Vozes das Periferias teve desdobramento e, em 15 de julho, foi inaugurado o Centro de Transformação Jacyra Chequer Ashcar, na zona leste de São Paulo, um espaço com capacidade de oferecer oficinas de ballet, boxe, jiu-jitsu, artes, teatro, música e multimídia para 450 crianças e adolescentes.

No Centro de Transformação Jacyra Chequer Ashcar, crianças e adolescentes têm oficinas de ballet, artes, teatro e música/Foto: Divulgação

“Numa de minhas visitas ao escritório do Vozes, foi mencionado o sonho de ter espaço físico para desenvolver um centro de transformação, que ofereceria oficinas educativas para crianças e adolescentes das comunidades. No mesmo instante, lembrei da minha avó, recentemente falecida, e resolvi prestar essa homenagem a ela, com quem aprendi que temos de ajudar o próximo, contribuindo para que esse sonho se tornasse realidade”, contou.

ESG
No campo ambiental, que hoje se tornou um dos maiores desafios da humanidade em razão do aquecimento global, Marcelo Reis, CEO e CCO da Leo Burnett TM, lidera o Movimento Volta Pinheiros, que luta pela recuperação das águas do rio de São Paulo.

“A ideia era convocar marcas a participarem efetivamente da transformação das águas do rio. Importante destacar esse ponto: o movimento luta pela recuperação das águas, objetivo que ainda está distante de ser resolvido. Isso se for um dia. Afinal, é um projeto bilionário e de responsabilidade governamental, como saúde, segurança, transporte, educação etc., e não cabe às marcas sozinhas encabeçarem.”

Outro publicitário brasileiro representante em uma missão de alcance mundial é Filipe Bartholomeu, presidente e CEO da AlmapBBDO. Em setembro de 2022, ele recebeu o convite para ser uma liderança com imPacto, pelo Pacto Global da ONU no Brasil.

Na visão de Bartholomeu, um publicitário é, antes de tudo, um agente fundamental na formação do amanhã. “Como ancestrais do futuro, carregamos a responsabilidade de acelerar as transformações em diversas realidades conectadas ao ESG – especialmente num país como o Brasil.”

Leia a matéria completa na edição de 28 de agosto de 2023.