Puma lança guia social

 

No início de 2011, a Puma começou a explorar o conceito de “Atletas da noite”, inspirado pelo filme “After hours”, criado pela americana Droga5 para a marca e que rendeu à agência o Grand Prix de Film Craft no Cannes Lions 2011. No Brasil, o posicionamento ganhou desdobramentos de sucesso desenvolvidos localmente, como uma série de shows internacionais e torneios de jogos como pebolim, tênis de mesa e sinuca promovidos em diferentes casas noturnas na capital paulista, o que culminou no Puma Social Club, bar temático com seis meses de duração que concentrava todas as atividades da marca, instalado na convidativa Rua Augusta.

Com o fim do espaço, a Puma pretende atrelar a marca não a um espaço único e próprio, mas sim a todo e qualquer local ou atividade que carregue o conceito dos atletas da noite. Para isso, está lançando o Puma Social Guide, guia online que traz, inicialmente focado em São Paulo, dicas de lugares que se tenham sinergia com o tema em opções para comer, beber, dançar, socializar e, claro, jogar. “Este é o próximo passo dentro do mesmo conceito. Não queríamos nos limitar a um ponto, mas sim mostrar onde ele é representado por toda a cidade”, explica Marcelo Nicolau, gerente de marketing da Puma.

O guia foi concebido pela Vice e terá uma equipe dedicada a atualizações diárias, desde a inclusão de novos pontos a matérias, galerias de fotos e entrevistas. Lá é possível encontrar indicações soltas ou em listas temáticas de lanchonetes, restaurantes, bares, baladas e atrações pontuais, além de montar sua própria agenda, checar comentários e frequência via Foursquare, salvar tudo em PDF, imprimir ou compartilhar via Facebook. “Procuramos aplicar uma tradução do estilo de vida desse atleta da noite”, acrescenta Gabriel Klein, diretor de criação da Vice. Seu desenvolvimento ainda permite que ele se adeque à interface utilizada em seu acesso, seja via computador, smartphone ou tablets.

Não haverá, necessariamente, uma parceria da Puma com os locais citados pelo seu novo guia. “Nossa pretensão é indicar o inusitado, o diferente, o descolado, aquele lugar que pouca gente conhece mas que tem uma pegada especial, como o dogão que só aquele seu amigo conhecia e indicou, ou o inferninho escondido que tem ótimas opções musicais. Eles serão escolhidos pela pertinência com o projeto”, reforça Nicolau. Apesar da iniciativa ter como principal intuito reforçar a ligação e o relacionamento da marca com os consumidores, o Puma Social Guide encontra um espaço para a indicação de venda de produtos da marca. “Para cada uma das dicas de locais, será desenvolvida uma lista com sugestões de looks que tem a ver com ele, totalmente personalizada, que leva o público diretamente à nossa página de e-commerce”, cita o executivo.

Atualmente, a divulgação da Puma pelo mundo tem três pilares principais: o lifestyle, onde se encaixa o Puma Social Guide e as ações inspiradas no conceito dos “Atletas da noite”; o running; e o esporte em geral. Nos últimos anos, o Brasil tem dado mais força ao primeiro, porém, segundo Nicolau, a tendência é que os dois últimos se unam em esforços e que a equação fique cada vez mais balanceada. “A Puma tem uma visão um pouco diferenciada dos concorrentes no que diz respeito ao esporte. Fugimos um pouco daquela coisa de ‘sangue, suor e lágrimas’ e nos focamos mais na diversão, no ‘jogar’. Esse trabalho de Puma Social, voltado aos atletas da noite, mostra um pouco disso. Na outra via, estamos também trabalhando bastante com o viés esportivo, devendo dividir a atenção. Entre as nossas ações nesse sentido estão o patrocínio ao Usain Bolt, a parceria com equipes de esporte a motor, como a Puma e a BMW, o patrocínio ao atleta Loco Abreu e à camisa do Botafogo”, complementa.