"Cada momento importa no digital"
A Salesforce ExactTarget Marketing Cloud, líder em CRM e soluções de marketing digital, apresentou nesta quarta-feira (30), em San Francisco (EUA), uma nova ferramenta para auxiliar as empresas a planejar, otimizar e personalizar suas mensagens one to one aos consumidores em diferentes canais e devices. Chamada de “The next generation of journey builder”, a plataforma mapeia as interações das pessoas em diversos canais digitais e momentos do seu dia a dia, traçando sua relação com as marcas.
“O futuro do marketing é a jornada do consumidor. As empresas precisam entender a jornada completa que as pessoas têm com as marcas para medir e otimizar o impacto em seus negócios e sua comunicação”, afirmou Scott McCorkle, CEO da Salesforce ExactTarget Marketing Cloud. Segundo ele, o objetivo da plataforma é que as empresas tenham uma visão mais completa sobre seus consumidores. “Toda interação do consumidor representa uma grande oportunidade de marketing para as marcas”, reforçou McCorkle.
Dados de mercado indicam que 50% das interações realizadas pelas pessoas acontecem enquanto elas fazem várias coisas ao mesmo tempo e em multicanais. Atualmente, 66% das companhias declaram que não compreendem totalmente seus consumidores. Por isso, hoje prevalece a máxima de que todo momento é importante.
De acordo com a Salesforce, que possui mais de 100 mil clientes no mundo, a solução já foi utilizada por companhias como Microsoft e Sony PlayStation, que obtiveram excelentes resultados com vendas e marketing. A nova plataforma também estará disponível para uso de empresas no Brasil.
“Esse é o momento mais excitante da nossa indústria. Tudo e todos estão conectados, desde a uma pulseira inteligente, celulares a carros. Não tínhamos, alguns anos atrás, essa grande oportunidade de manter uma conversa com nossos clientes como agora, o que possibilita engajá-los e criar novas experiências com as marcas”, disse Lynn Vojvodich, vice-presidente executiva e CMO da Salesforce.
Com a plataforma, as empresas poderão mapear as interações dos consumidores através de e-mails, mobile, redes sociais, internet e produtos conectados à web. A Journey Builder também oferece métricas para medir a efetividade das campanhas e visualizar quais canais, mensagens e momentos têm a melhor performance em tempo real, usando dados do comportamento do consumidor como compras, downloads e uso de aplicativos.
Para Woodson Martin, CMO da Salesforce ExactTarget, não existe nenhuma outra ferramenta de marketing digital como a Journey Builder no mercado global. “Nós trabalhamos neste projeto há cerca de uma década, pois trata-se de uma evolução da plataforma, com a oferta de novas funcionalidades e capacidades”, acrescentou.
Segundo o executivo, o produto é uma resposta ao que os clientes procuram em termos de tecnologia de marketing. “A ideia é auxiliar nossos clientes a criarem uma experiência consistente com seu público em vários pontos de contato. É uma grande revolução em marketing. E nossa solução atende a necessidades de empresas de todos os portes”, completou Martin.
Sobre o Brasil, o executivo frisou que a companhia busca ganhar mais visibilidade no país e na América do Sul. “A gente tem visto muita inovação na região”.
Comemoração
A apresentação da nova plataforma foi realizada durante o evento “Global Media Day 2014”, que comemorou um ano da aquisição da Exact Target Marketing Cloud pela Salesforce. A ExactTarget é líder em soluções de marketing digital e possui mais de seis mil clientes no mundo, entre eles Coca-Cola, Nike e Gap. Com a aquisição, a Salesforce ganhou musculatura para oferecer também soluções de marketing one to one por meio de emails, mobile, redes sociais e campanhas personalizadas na internet.
“O que deu muito certo é que ambas companhias são focadas em inovação. Nossa vocação é conectar nossos clientes com os seus consumidores. E hoje cada momento importa dentro da comunicação digital. Muito do que era investido nas mídias tradicionais está migrando para o digital”, lembrou McCorkle.
Durante o encontro, também houve um painel com clientes que utilizam os serviços da Salesforce ExactTarget. Estavam presentes Katie Bisbee, CMO da DonorsChoose.org; Tomás Gazmuri, VP de marketing da Falabella, maior varejista da América do Sul e com presença no Brasil por meio da DiCico; Maggie Lang, diretora de marketing do Kimpton Hotel & Restaurant Group; e Michael Meadows, VP da Lilly.
Maggie, por exemplo, afirmou que as soluções da Salesforce ajudam o Kimptom a levar a mensagem certa aos consumidores e identificar o que querem, tanto no mundo offline quanto no online, proporcionando uma experiência única. “Todos somos consumidores. O que fazemos é perguntar a eles o que querem e de fato dar a eles. Queremos ser a melhor rede de hotéis e restaurantes”, disse a executiva.
Já Gazmuri declarou que o maior desafio da companhia é manter uma conversa com os consumidores e entregar a mensagem certa, “como saber o que dizer a eles depois que abrirem um e-mail de uma campanha de marketing”. Katie, da DonorChoose.org, uma ONG dedicada a escolas públicas, relatou que as ferramentas da Salesforce são fundamentais para a organização identificar pessoas que querem fazer doações, de acordo com o seu perfil e preferências de navegação, por exemplo. “Não vamos disparar e-mails sem direção, afinal não é todo mundo que deseja realizar doações”, avalia.