"Independentes precisam chamar a atenção"
Fernando Campos, sócio e diretor-geral de criação da Santa Clara, uma das poucas agências independentes no Brasil entre as de grande e médio porte, disse que é preciso fazer muito barulho estando em sua posição. “Não temos outra opção a não ser ser muito ousado”, afirmou durante a palestra “A aventura de ser independente no Brasil”, no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2013, em Buenos Aires. O criativo contou que, em uma agência independente, o mais comum é ter dinheiro contado e por isso tem que ser muito bem utilizado. “Independentes não podem errar a conta e os negócios da agência têm que ser renovados todos os dias”.
Ele citou o case de Quem Disse, Berenice?, nova marca de cosméticos do Grupo O Boticário para qual a Santa Clara criou uma campanha utilizando bonecas de pano e que foi muito bem-sucedida no mercado brasileiro. “Eles praticamente suplantaram a meta para o ano em 10 vezes. Eles tinham previsão de fechar o ano com 10, 12 lojas e vão terminar com 90”, contou. Campos levantou a ideia de que agências independentes são “classe média”: “Você tem que ter um respeito profundo e senso de responsabilidade com o dinheiro do cliente, contar cada centavo. Para um negócio independente, não existe job pequeno”.