"Jogo contra a pobreza foi um sucesso total"

 

 

Todos os ingressos foram vendidos. Cerca de 60 mil pessoas assistiram nesta quarta-feira (19), em Porto Alegre, a 10ª edição do Jogo Contra a Pobreza, promovido por Ronaldo, Zidane e pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). “Sucesso absoluto”, comemora Ronaldo Nazário. “Estamos todos orgulhosos e felizes com o resultado. Sentimos uma solidariedade muito grande por parte dos gaúchos. O mais importante é a causa que é o combate à pobreza”, disse.

O resultado do jogo foi 3×2 para o time para o time de Ronaldo, mas ele reforça que, pelos objetivos da partida de exibição, todos saem ganhando. “Estamos todos preocupados e pensando nos menos favorecidos. Estamos dedicando nosso tempo para fazer este jogo para arrecadar fundos e ajudar pessoas que precisam. Essa é a mensagem que fica”, diz.

A partida beneficente contou com grandes estrelas do futebol mundial, como Dida, Cafú, Roberto Carlos, Junior Baiano, Réver, Djalminha, Neymar, Juninho Paulista, Zico, Romário, Danrlei, Amaral, Lucas, Leandro Damião, Paulinho, Bebeto, Bruno, Serginho, Roger, Edmundo, Emerson, Roque Junior e Cacá Ferrari, do lado de Ronaldo; e Diego Cavalieri, Michel Salgado, Sorin, Dedé, William, Hierro, Ljungberg, Pauleta, Nakata, Falcão, Loco Abreu, Montero, Alex, Jardel, Deco, Solari, Karembeu, Gamarra, Gruiñazu, Hulk, Welerson e Vitor Baía. As equipes foram comandadas por Luiz Felipe Scolari, atual técnico da seleção brasileira, e Carlos Alberto Parreira, coordenador de seleções da CBFF. O árbitro, como nas edições anteriores, foi o italiano Pierluigi Collina.

Sem revelar os números exatos de arrecadação, Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS, diz que a partida teve uma das melhores rendas e representa para o Brasil a inserção num tema de alta relevância para o mundo. “É um privilegio para o Grupo RBS participar de um evento como esse. A arrecadação está entre as maiores e mostra nossa capacidade de mobilização da RBS. Estamos numa posição muitíssimo diferenciada em termos de arrecadação. Foi altamente positivo”, comenta.

A partida já aconteceu anteriormente nas cidades de Basileia (Suiça), Madrid (Espanha), Dusseldorf (Alemanha), Marselha (França), Málaga (Espanha), Fez (Marrocos), Lisboa (Portugal), Atenas (Grécia) e Hamburgo (Alemanha). A verba proveniente de cada edição é destinada a apoiar projetos específicos em diferentes países que estão enfrentando dificuldades. No total, já foram arrecadados quase US$ 4 milhões para iniciativas em 30 países do mundo todo. O maior montante levantado até o momento foi com a primeira edição: US$ 1 milhão. No Brasil, a arrecadação deve chegar perto da partida em Portugal, a segunda a levantar maior valor: US$ 760 mil.

A metade dos recursos arrecadados irá para um projeto do PNUD no Brasil e a outra metade para uma iniciativa da organização na África. Os dois projetos foram avaliados e definidos com apoio dos Embaixadores da Boa Vontade do PNUD, Ronaldo e Zidane, que completam hoje dez anos de parceria na realização desta partida beneficente. No Brasil, os recursos serão destinados à Rems (Rede Esporte para Mudança Social), um projeto de redução da pobreza e promoção da inclusão social por meio do esporte. Já na África, o investimento dos recursos será coordenado pelo grupo cultural AfroReggae, em Cabo Verde, e terá como foco a educação e a mediação de conflitos entre jovens.

De acordo com Rebeca Grynspan, vice-diretora mundial do PNUD e subsecretária geral da ONU (Organização das Nações Unidas), a 10ª edição é muito especial. “Trazer esta partida para o Brasil é a realização de um sonho. Estamos dispostos a seguir trabalhando para combater a pobreza no mundo”, disse. Segundo Rebeca, há cerca de 1,2 bilhão vivendo na extrema pobreza no mundo.

Além da renda tradicional obtida com a venda de ingressos, direitos de transmissão e cotas de patrocínio, a 10ª edição inova e amplia para a participação voluntária de  pessoas, empresas e organizações por meio de doações em uma conta corrente administrada pelo PNUD (Banco do Brasil, Jogo Contra a Pobreza — PNUD Brasil, Agência: 3382-0, CC: 6.320-7).

A partida teve transmissão do SporTV para todo o país. Estados Unidos, Israel e Coreia do Sul, além de países da Europa e da América Latina, receberam as imagens ao vivo. A iniciativa no Brasil foi capitaneada pela 9ine, agência do WPP que tem Ronaldo como sócio. O patrocínio foi da P&G, com as marcas Duracell e Gillette. A produção é do Grupo RBS. Fiat, GVT e Santander também apoiaram o evento.