Quais foram as apostas das marcas para as ações de Carnaval
Expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é de receita de R$ 12,03 bilhões
O Carnaval de 2025 promete ser um dos mais movimentados dos últimos anos, impulsionando o comércio e o turismo no Brasil. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a expectativa de receita para o período é de R$ 12,03 bilhões, um crescimento de 2,1% em relação a 2024.
Com mais de 53 milhões de foliões previstos nas ruas, de acordo com o Ministério do Turismo, marcas enxergam a festa popular como uma grande oportunidade para investir em ativações, campanhas e estratégias para se conectar com o público nesse período de festa e consumo.
Confira as ações que algumas marcas estão promovendo para o Carnaval 2025:
Marcas reforçam segurança e combate ao assédio durante a folia
Esse ano, marcas estão investindo em ações para prevenir furtos, golpes financeiros e assédio, garantindo que os foliões possam aproveitar a festa com mais tranquilidade.
TIM
A TIM traz tecnologia para proteger foliões contra furtos de celulares. O TIM Block Pin é um broche que bloqueia automaticamente o smartphone caso ele seja afastado mais de 10 metros do usuário. O dispositivo, que pode ser usado por clientes de qualquer operadora, funciona via Bluetooth e ativa um alarme sonoro nos dois devices ao detectar a distância limite.
Itaú
Já o Itaú Unibanco aposta na prevenção contra golpes financeiros com uma campanha de segurança focada no alerta pix e no ajuste de limites, funcionalidades que ajudam os clientes a monitorar suas transações e evitar fraudes. A ação contará com esforços em TV, rádio, digital e influenciadores, reforçando a importância da conscientização para evitar prejuízos durante a folia.
A luta contra o assédio também está no centro das iniciativas para o Carnaval deste ano. O Governo do Rio de Janeiro lança a campanha "Aqui não é não. Respeite a decisão", estrelada por Viviane Araújo.
Na Bahia, a Prefeitura de Salvador apresenta a ação "Tô Na Rua, Mas Não Sou Sua", que inclui um chatbot via WhatsApp para denúncias e informações sobre assédio.
No Recife, a campanha "Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval", criada pela Prefeitura e assinada pela agência Ampla, traz uma abordagem educativa, alertando sobre condutas abusivas e incentivando denúncias.
A marca de lingerie DelRio também se une ao movimento com a campanha "Não ao assédio no Carnaval", estrelada pelo casal Kyra Gracie e Malvino Salvador.
99
Esse ano, a 99 aposta em parcerias estratégicas, como a integração com o app Blocos de Rua, oferecendo cupons de desconto para deslocamentos, e um convênio com o governo paulista para transporte gratuito de mulheres vítimas de violência.
No Rio, a marca terá blimps como pontos de encontro e distribuirá materiais informativos contra o assédio em parceria com o Metrô Rio e a Secretaria da Mulher. Já em Salvador, a 99 marca presença no Bloco Coruja com Ivete Sangalo desfilando em um de seus veículos eletrificados.
Brahma
O Camarote Brahma comemora 25 anos com a campanha “Faça florescer o Carnaval no CBB”, criada pela Aborba em parceria com a Cooler DVT. O conceito resgata a ideia de São Paulo como uma selva de pedra onde o samba floresce, destacando a essência do evento
Grupo Boticário
Já o Grupo Boticário reforça sua conexão com o público ao marcar presença em blocos e camarotes com suas principais marcas. O Boticário apresenta o conceito #ABelezaDoNossoCarnaval e patrocina grandes blocos como Galo da Madrugada, Monobloco e Sargento Pimenta, enquanto a Beleza na Web assina um salão exclusivo no NOSSO Camarote, na Sapucaí. Eudora também investe na folia, com ativações no Baile da Vogue e lançamentos de maquiagem de alta fixação.
Já a Vult, com forte presença no Nordeste, investe em ativações que celebram a diversidade e a autenticidade das mulheres nordestinas. Um dos principais destaques da marca para o Carnaval é a parceria com o Bloco Sambadeiras, o primeiro e maior grupo de percussão feminino de Olinda. Vult apoia a iniciativa com kits de maquiagem, uniformes e um camarim especial.
A marca também está presente em outras ativações no Nordeste, como o Baile Lilás em Olinda. Em parceria com a GOL Linhas Aéreas, Vult leva kits para passageiros com destino ao Carnaval, ampliando sua conexão com os foliões.
Comfort Boom
A Comfort Boom leva sua identidade vibrante ao Baile da Vogue e ao Camarote Brahma SP com o espaço “Photoopp Comfort Boom – Jardim de Flores e Cristais”, uma instalação artística criada por Victor Corrêa da VCArtWork.
Rexona
A Rexona mergulhou no pré-Carnaval patrocinando os Ensaios da Anitta e lançou o “CarnaSimulator”, um desafio interativo com influenciadores como Lucas Rangel e Sofia Santino. Durante a folia, a marca cria ativações inspiradas em uma corrida, com checkpoints ao longo do circuito Barra-Ondina para reforçar o uso do desodorant
McDonald's
No McDonald's, o Méqui 1000, na Av. Paulista, se transforma no ponto de encontro dos foliões, com decoração especial e uma oficina de maquiagem e penteado gratuita no dia 2 de março.
iFood
O iFood aposta na distribuição de viseiras para os foliões, além de uma presença massiva com estandartes, blimps, infláveis e personagens de pernas de pau nos blocos patrocinados. A marca também investe em mídia OOH e inserções no Band Folia, garantindo visibilidade digital e presencial.
Bradesco
O Bradesco intensifica sua presença em três grandes polos da folia: Salvador, Galo da Madrugada e Carvalheira na Ladeira. Com o mote "Bradesco no Maior Carnaval de Todos: o Seu", o banco aposta em espaços exclusivos, ativações sustentáveis e parcerias com influenciadores para ampliar seu alcance.
No ambiente digital, o banco inova com o WhatsFolia, um bot no WhatsApp que funcionará como concierge do Carnaval, oferecendo informações sobre blocos de São Paulo e dicas de segurança.
Avon
Em Minas Gerais, a Avon aposta na conexão entre maquiagem e folia ao patrocinar o Bloco do Urso, um dos maiores carnavais do estado. Com um espaço exclusivo, a marca oferecerá experimentação de produtos da linha Power Stay. A presença de Ivete Sangalo, embaixadora da Avon e uma das atrações do evento, reforça o posicionamento da marca.
Darrow
A Darrow Laboratório aposta no público do Rio de Janeiro com um espaço especial na praia do Leme, em parceria com a Orla Rio. O quiosque Casa de Verão Darrow funciona até 23 de março e promove a experimentação do Actine One, novo protetor solar da marca.
Nos fins de semana, incluindo o Carnaval, o local contará com DJs, aulas de altinha e dança, além da distribuição de brindes e amostras.
ENO
No Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro, ENO aposta no humor e na interação com o público para reforçar sua marca. A ação #ENOCaraDeAlegria contará com brindes e ativações refrescantes em blocos tradicionais como Charanga do França, Amigos da Onça e Simpatia é Quase Amor.
Amstel
A Amstel estreia no Carnaval de Olinda e patrocina o Galo da Madrugada. Além disso, a marca segue presente em eventos de grande porte, como Carvalheira na Ladeira e o Sambódromo do Anhembi. No Carnaval de rua de São Paulo, a Amstel reforça seu apoio a blocos como Acadêmicos do Baixo Augusta e Casa Comigo, além de marcar presença em Vitória e Florianópolis.
O Instituto Heineken, braço social do grupo, também terá ações voltadas para sustentabilidade e apoio a catadores e ambulantes, promovendo uma festa mais consciente e inclusiva.
Chilli Beans
Pela primeira vez, a Chilli Beans apresenta um projeto para o Carnaval: a doação de mais de 600 óculos de sol para a Camisa Verde e Branco, uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade.
O enredo do desfile da Camisa Verde e Branco, intitulado “O tempo não para! Cazuza - o poeta vive!”, homenageia o artista que marcou a música brasileira com seu talento.
L'Oréal Paris
A estratégia de L’Oréal Paris para o Carnaval de 2025 é 360º e inclui patrocínios, experiências imersivas, ativações digitais e parcerias estratégicas. Nos principais camarotes do Rio de Janeiro, como QUEM e Nº1, a marca busca reforçar a presença da linha Elseve Glycolic Gloss. Em São Paulo, a marca patrocina eventos como o CarnaUOL e a Vila Amazon,.
A parceria com Anitta é um dos pilares da estratégia, com patrocínios aos ensaios e ao bloco da cantora. A marca também patrocina conteúdos no Spotify, levando a energia do Carnaval para ainda mais foliões.
(Crédito: Foto de thiago japyassu na Unsplash)