Quais marcas de fast food e delivery dominam a publicidade
Estudo da Tunad aponta que McDonald's, iFood e Burger King lideram em buscas e investimentos publicitários na TV
A Tunad publicou um estudo que mostrou a forte presença publicitária na TV do setor de fast food e delivery de alimentos e bebidas, com destaque para marcas como McDonald's, iFood e Burger King.
O aumento de buscas online refletiu o interesse dos consumidores pelas campanhas. Já o investimento em publicidade televisiva pode indicar o compromisso dessas marcas com a visibilidade em massa. O levantamento buscou revelar como essas estratégias de marketing se convertem em Share of Search e podem afetar o market share destas empresas.
De 1 de agosto a 31 de outubro, as marcas monitoradas somaram um total de 14,7 milhões de buscas, com McDonald's liderando o ranking (6,7 milhões de pesquisas), 45,9% do total. Em seguida, o iFood teve 4,5 milhões de buscas (30,2%) e Burger King 2,5 milhões (17,5%). Outras marcas, como Zé Delivery, Rappi, Aiqfome e Daki, também registraram volumes notáveis de interesse.
Ainda de acordo com o estudo, o segmento destinou um total estimado em R$ 61,7 milhões em publicidade na TV no período de três meses, com a Rede Globo capturando a maior parte desse investimento, 63,08%. Rede Record, SBT e Bandeirantes, também receberam uma parte do investimento, enquanto canais como FX, Band News, SporTV, Disney Channel e Fox/Star, ficaram com menos de 1%.
O McDonald's apareceu como o maior anunciante, 45,0% do total investido pelo setor. Burger King e iFood também apresentaram investimentos significativos, 27,6% e 20,0%, respectivamente. Outras marcas, como Zé Delivery e Rappi, destinaram verbas menores, com participações inferiores a 5%.
"Mais uma vez, vemos que as marcas que estão consistentemente na mídia são as que melhor constroem awareness e, como consequência, são mais consideradas em uma decisão de compra. Cada categoria possui suas particularidades, especialmente quanto ao tempo que leva para um Share de Buscas convergir com o Share de Mercado, mas isso ocorre em 84% dos estudos realizados pela Tunad e outras empresas no exterior, mesmo em CPG", diz Ricardo Monteiro, COO da Tunad.