Os sentimentos da Gen Z sobre modelos de trabalho
Levantamento da Latam Intersect Intelligence aponta um descontentamento dos usuários da rede com o trabalho presencial
A Latam Intersect Intelligence publicou o 'Relatório de Análise Emocional', utilizando a tecnologia delta analytics, buscando revelar as emoções dos usuários do TikTok em relação aos modelos de trabalho presencial, híbrido e remoto.
De acordo com o levantamento, 53% das pessoas expressaram sentimentos de distanciamento emocional em relação ao trabalho presencial sugerindo uma busca por ambientes de trabalho que oferecem mais flexibilidade e uma cultura colaborativa, evidenciando uma aversão a estruturas hierárquicas rígidas e à falta de autonomia.
Já o trabalho híbrido foi avaliado de forma positiva por 39% dos entrevistados, que relataram sentimentos de felicidade nos posts sobre o assunto. "A análise revela que os usuários do TikTok, majoritariamente pessoas da geração Z, se sentem cada vez mais desconectados dos modelos tradicionais de trabalho presencial. Por outro lado, o trabalho híbrido é visto como positivo, refletindo o desejo dessa geração por flexibilidade e um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional", explica Carolina Merlin, especialista jurídica e em soluções de RH da Mauve Group.
O estudo ainda apontou que 89% dos usuários expressaram ressentimento sobre trabalho remoto. Segundo a pesquisa, esse sentimento pode estar relacionado à diminuição das vagas remotas disponíveis no mercado, que caiu 14% entre 2023 e 2024, conforme dados do LinkedIn.
"Os empregadores que adotam modelos híbridos ou remotos têm mais probabilidade de obter maior engajamento e produtividade, pois atendem às necessidades dos trabalhadores, principalmente dos mais jovens. O trabalho flexível não apenas reduz o estresse, mas também apoia o bem-estar dos funcionários e a retenção de talentos", diz Carolina.
Crédito: Foto de Windows na Unsplash