Pesquisa desenvolvida pela SX Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM, apontou que 70,1% dos brasileiros jogam

Jogar jogos eletrônicos é a principal forma de diversão de 82,1% dos brasileiros, além disso, 70,1% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de jogo. É isso que apontou a nova edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), desenvolvida pela SX Group e pela Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM.

Pensando nesse público, o levantamento também apontou quais são as marcas mais populares entre os gamers do país e como eles se comportam em relação à forma como os anunciantes abordam o universo dos jogos.

A pesquisa sobre as marcas avaliou duas perspectivas em 10 setores diferentes, sendo elas a marca mais conhecida e a marca mais consumida. Veja a seguir o ranking:

Bancos
Mais conhecida: Nubank (82%)
Mais utilizada: Nubank (55,6%)

Cartões de crédito:
Mais conhecida: Mastercard (86,5%)
Mais utilizada: Mastercard (71,2%)

Cerveja:
Mais conhecida: Brahma (85,3%)
Mais consumida: Heineken (51,6%)

Cosméticos:
Mais conhecida: O Boticário (85,5%)
Mais consumida: O Boticário (66,7%)

Energéticos:
Mais conhecida: Red Bull (82,8%)
Mais consumida: Red Bull (61,5%)

Food Services:
Mais conhecida: McDonalds (78,2%)
Mais utilizada: McDonalds (66,1%)

Refrigerantes:
Mais conhecida: Coca-Cola (93,6%)
Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)

Snacks salgados:
Mais conhecida: Doritos (74,3%)
Mais consumida: Doritos (54,6%)

Snacks doces:
Mais conhecida: Kit Kat (71,1%)
Mais consumida: Nestlé (56,3%)

Vestuário e roupas:
Mais conhecida: Nike (75,4%)
Mais utilizada: Nike (57,7%)

“O painel de marcas da PGB 10 anos amplia seu escopo ao incorporar dados que traduzem o comportamento dos gamers brasileiros em relação à publicidade e ações de marcas em torno deste grande ecossistema, uma vez que esse público possui hábitos que se conectam com setores de consumo como bebidas, comidas, cosméticos, financeiro e outros. Desta forma, consolidamos uma visão mais completa da experiência desses jogadores e como essas marcas estão presentes em seu estilo de vida”, acrescenta Carlos Silva, sócio da Go Gamers.

Segundo a pesquisa, 68,7% da comunidade gamer brasileira acredita que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece. Além disso, 80,2% dos adeptos aos jogos afirmaram que é importante que a cultura gamer seja respeitada.

O painel apontou que 69,6% do público gamer no Brasil gosta quando as marcas aparecem dentro dos jogos, como em skins de avatares, equipamentos exclusivos entre outros itens. Outro ponto levantado foi que 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade.

Em relação à publicidade em eventos de jogos, 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de eSports, celebridades da indústrias, eventos ligados a jogos etc. e 66,5% afirmaram que preferem comprar destas marcas.