Relatório do Canva identificou sete padrões que apontam para a união do design nostálgico e artesanal com as novas tecnologias

O Canva anunciou as tendências de design para 2025 com insights da sua base de mais de 200 milhões de usuários sobre a estética que as pessoas têm escolhido para se destacar no trabalho e fora dele. A equipe de design do Canva identificou padrões que podem mostrar a direção que o design tomará para o próximo ano.

Segundo o levantamento, todas as tendências verificadas para 2025 apontam para o design nostálgico e artesanal indo ao encontro da precisão das novas tecnologias. Entre os prováveis estilos para se destacar, encontra-se a união do analógico com a inteligência artificial inspirado em técnicas analógicas como a colagem. De acordo com dados do Canva, as pesquisas por 'scrapbook' aumentaram 92% desde o ano passado.

Outra tendência é o estilo modular que usa formas marcantes para criar estrutura, combinadas com fotografia retroiluminada e cores quentes para transmitir uma sensação intimista. Os termos 'formas' e 'modular' cresceram 56% e 23%, respectivamente, no ano passado, segundo pesquisa do Canva.

O luxo minimalista busca combinar uma estética minimalista com detalhes ricos e intrincados evocando um glamour discreto por meio de composições marcantes, porém harmoniosas. Os termos 'elegante' e 'luxo' aumentaram 33% e 30%, respectivamente, de acordo com o Canva.

Os termos 'bobo', 'engraçado' e 'humor' aumentaram 92%, 36% e 27% em pesquisa do Canva, respectivamente, apontando para um jeito divertido ao unir negócios e lazer. Esse estilo busca combinar humor e elementos corriqueiros de maneiras inesperadas para reinventar o conceito de design profissional.

Ainda de acordo com o Canva, outra tendência usa o movimento para melhorar a experiência de contar histórias por meio de gradientes de movimento sutis e tipografia de movimento dinâmico que criam ritmo e fluxo. As palavras 'movimento', 'animação' e 'interativo' aumentaram 109%, 78% e 46%, respectivamente, em levantamento da empresa.

A 'sofisticação bruta' busca desafiar  a estética convencional com um estilo mais cru, incentivando identidades visuais singulares e vozes diferenciadas. Os termos 'de ponta', 'ousado' e 'diferentão' aumentaram 71%, 40% e 23% respectivamente, na pesquisa do Canva.

Por fim, outra tendência de design para o próximo ano aponta para a união da tecnologia com a biologia combinando texturas oníricas da natureza com o uso de gradientes e espaços negativos para criar harmonia. As palavras 'techno' e 'cyber' aumentaram 30% e 32% respectivamente, no estudo do Canva.

Crédito: Divulgação Canva