Qual a melhor prática para cadastrar produtos no e-commerce?
Alfredo Soares
Ao criar uma loja virtual, o empreendedor precisa se atentar a diversos fatores que são importantes para garantir o sucesso do seu negócio. Um bom exemplo é utilizar uma plataforma que permita customizar os principais itens e os elementos chaves de acordo com a real necessidade de cada cliente e proporcionar agilidade no manuseio do site. Além disso, é essencial oferecer serviço de logística eficiente e ainda possuir tecnologias que garantam a segurança no momento da compra do consumidor.
Em contrapartida, um ponto fundamental que ainda é pouco discutido pelos profissionais de e-commerce e precisa ser feito cuidadosamente e pensado estrategicamente, é o cadastro dos produtos. Atualmente, muitas lojas virtuais optam pela prática do Ctrl C e Ctrl V, ou seja, copiam as descrições de outros sites, pois é forma mais fácil e rápido de ser feito. A partir do momento que a loja copia as definições de um portal já existente, o mesmo perde a sua credibilidade.
Mas, qual o jeito certo de realizar esse cadastro? Primeiro passo, os e-commerces precisam seguir uma padronização e definir as categorias e subcategorias que cada produto irá entrar. Dessa forma, os consumidores encontram uma maior facilidade para localizar o que procuram e evita a desistência da compra e, consequentemente, aumenta a taxa de conversão das vendas.
Além disso, existem alguns pontos que é preciso levar em consideração para enriquecer e valorizar ainda mais o cadastro, como por exemplo, o uso das imagens. Elas precisam estar em boa qualidade e feitas em um ângulo que valorize o produto, lembrando sempre que essa é a vitrine da marca, podendo enaltecer ou denegrir a sua imagem. Outra questão é a categorização, pois é preciso seguir uma estratégia de divulgação que seja comum a todos eles, corroborando na procura pelo produto. Um facilitador é agrupar para que eles fiquem próximos uns aos outros, de acordo com o segmento de cada um.
Uma dica que considero importante é incluir o máximo de dados possíveis no cadastro para facilitar a escolha do cliente, como por exemplo, especificações, modelo, detalhes como cor, tamanho (caso tenha), marca, funcionalidades e características, dentre outras. Para aumentar o interesse do consumidor por um determinado produto, as marcas têm a possibilidade de incluir uma descrição bem-humorada, mas sem se esquecer de colocar todas as informações necessárias.
Uma das principais vantagens para o e-commerce, ao seguir perfeitamente todos esses pontos, é melhorar a relevância da loja no mecanismo de busca no Google, já que o mesmo classifica as empresas de acordo com os conteúdos inseridos na internet.
Diante disso, é preciso ser original e criativo, sem ter duplicidade nas informações, mesmo que os produtos comercializados sejam muito conhecidos e populares. É necessário que os conteúdos sejam autênticos e diferentes dos seus concorrentes, para que dessa forma, estejam bem colocados no topo do ranking dos buscadores, e posteriormente, gerar excelentes resultados, aumentar as vendas, conquistar novos visitantes e clientes qualificados, tornando-se consumidores fiéis.
Alfredo Soares é sócio e fundador da Xtech Commerce