Qual é o festival preferido entre os influenciadores?
Estudo da Wake Creators revela preferências do público, marcas mais lembradas e oportunidades com criadores de conteúdo
O Lollapalooza é o festival mais cobiçado de 2025, segundo uma pesquisa realizada pela Wake Creators, que mapeou os hábitos e comportamentos do público de festivais no Brasil.
O estudo ouviu 714 influenciadores especializados em música, shows e festivais acerca do mercado que movimenta no Brasil atualmente R$ 314,2 bilhões ao ano, segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).
De acordo com o estudo, 86% dos respondentes indicaram o Lollapalooza como o evento musical mais aguardado de 2025, seguido pelo The Town (69%) e Tomorrowland (39%). Outros eventos como Rock The Mountain (25%) e Primavera Sound (23%) também figuram entre os mais interessantes para o público.
O Rock in Rio, embora seja o festival mais frequentado, com 56% de participação, não entra na lista dos mais cobiçados por ocorrer bianualmente.
O Lollapalooza também é destacado entre os mais frequentados, com 51%, seguido pelo estreante The Town, com 33%. Outros eventos populares incluem Rodeios/Festa do Peão (25%), Só Track Boa (23%) e Primavera Sound (14%).
Marcas mais lembradas
A Coca-Cola é a marca mais associada a shows e festivais de música, com 23% das menções, seguida por Heineken (12%) e o próprio Rock in Rio (8%). Essas empresas se destacam pela presença estratégica nos eventos ao longo dos anos. Outras como Budweiser (6%), Lollapalooza (4%) e Spotify (4%) também figuram no ranking.
Os festivais também são ambientes de consumo estratégico, com roupas (69%), bebidas alcoólicas (34%) e alimentação (31%) entre as categorias mais adquiridas.
Marketing de influência
Segundo o estudo, 70% dos influenciadores estariam dispostos a participar de campanhas e criar conteúdos em parceria com marcas durante shows e festivais, desde que recebessem cachê e ingressos como contrapartida. Outros 26% aceitariam apenas ingressos, enquanto 4% participariam somente mediante cachê.