Pesquisa encomendada pela MetaX à Nielsen apontou também que 61% dos brasileiros têm a CTV como um meio favorito; consumo passa de três horas diárias

A TV conectada é o meio preferido de 61% dos brasileiros quando o assunto é entretenimento. É o que aponta estudo da MetaX e da Nielsen, que analisou o comportamento dos espectadores diante da TV em suas diversas modalidades: aberta, por assinatura e conectada.

Além da CTV, os espectadores entrevistados indicam como meios favoritos a TV paga (43%) e, na sequência, a TV aberta (30%). A avaliação considerou o uso de diversos dispositivos, já que os participantes da entrevista utilizam ao menos dois deles de forma preferencial.

Ainda assim, a TV conectada se mantém em destaque: 49% de quem está na TV aberta também está na CTV, assim como 69% de quem consome conteúdo na TV paga. Além disso, 37% declararam estar 'exclusivamente na TV conectada'.

Em relação à publicidade, o estudo também quis entender qual é o momento ideal para ser impactado por um anúncio. Para 32% dos participantes, esse momento seria “Ao desligar a TV”, enquanto para 22% seria “Ao ligar a TV” e, para 20%, “Antes de começar um filme”.

O levantou apontou ainda que 11% da audiência indica que as mensagens publicitárias deveriam aparecer “No meio da programação, como um intervalo comercial tradicional”. Já 7% sugerem que a veiculação seja “Entre os episódios das séries”.

“Os números demonstram como a audiência da TV conectada é complementar àquela vista nas TVs com programação linear e de como ela já é o meio principal para uma boa parcela da população. Isso é muito representativo para os novos planejamentos de mídia”, afirma Sabrina Balhes, líder de measurement da Nielsen Brasil.

Qual é o prime time do streaming?
Ainda que o ambiente de TV conectada, baseado em streaming, tenha uma audiência fragmentada entre diversos títulos, o estudo destaca uma concentração de audiência entre 20h e 00h, considerada a prime time dos streamings.

Entre os conteúdos mais assistidos, a predominância está em Séries e Filmes, vistos por 79% dos entrevistados que assistem TV conectada. Porém, destacam-se também outras vertentes com grande visibilidade, como Esportes, com 57%; Noticiários, com 40%; Música e Shows, com 26%; e Novelas, com 21%.

Plataformas mais acessadas
Netflix e Prime Video são ainda os mais assinados pelos respondentes da pesquisa, respectivamente por 79% e 48% da audiência de TV conectada. Há, porém, um movimento grande de fortalecimento dos chamados canais gratuitos para o público e suportados pela exibição de publicidade – que se alinham aos conteúdos sob demanda que também suportam publicidade, chamados de avod.

De acordo com a pesquisa, esses serviços de streaming já possuem 44% de penetração entre os consumidores de CTV, determinando um equilíbrio entre essa opção e os serviços chamados SVOD (Subscription Video On Demand), que demandam assinatura paga para acesso.

Netflix é a plataforma preferida de 79% dos participantes da pesquisa: streaming favorito (Alexander Shatov na Unsplash)

Em média, os espectadores de TV conectada assinam ou utilizam 2,2 serviços de streaming. Quando indagados se gostariam de ter mais serviços, 63% disseram estar dispostos a assinar novas opções pagas, enquanto 48% têm interesse em ter serviços gratuitos.

Metade das pessoas que assinam apenas um serviço de streaming querem se manter assim ou aumentar para dois. Já 43% daqueles que já assinam 2 streamings querem ficar com os que já tem ou somar mais um à lista. Entre os que assinam quatro streamings ou mais, 60% têm como preferência continuar com até cinco assinaturas.

(Crédito: Tech Daily na Unsplash)