Qual será o impacto do TikTok Shop no e-commerce brasileiro

A nova ferramenta marca avanço do aplicativo no varejo e pode movimentar R$ 39 bilhões até 2028, segundo projeções do Santander

A praticidade nas compras — aliada à segurança — é, há tempos, o principal fator motivador na hora de concluir uma compra. Mas se essa lógica já era perceptível nas lojas físicas e nas aquisições online, agora, com a integração do entretenimento ao consumo, o jogo virou mais uma vez. A chegada do TikTok Shop ao Brasil no último dia 8 inaugurou um novo momento para o comércio digital: o da fusão definitiva entre conteúdo e conversão.

Diferentemente de outras ferramentas de venda em redes sociais, o TikTok Shop é uma fusão entre a parte burocrática de preencher informações pessoais e de pagamento e o consumo de conteúdo de entretenimento. Ao se deparar com um vídeo na aba principal de vídeos ‘FYP’ (for you page), onde o criador interage com o produto, seja vestindo, testando, ou na linguagem da plataforma, realizando um ‘unboxing’, o consumidor pode comprar com poucos cliques, sem sair do aplicativo.

“É uma experiência muito mais fluida e impulsiva, que une entretenimento com conversão”, comenta Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, plataforma de gestão de mídias sociais.

Essa proposta também representa uma mudança de tom em relação ao que o e-commerce se tornou nos últimos anos. O TikTok, em entrevista ao propmark, afirma que “durante a pandemia, o hábito de comprar online cresceu de forma acelerada, mas também se tornou mais impessoal. O TikTok Shop resgata o elemento humano e de entretenimento na experiência de compra, criando uma conexão mais envolvente entre consumidor e produto”.

Para a professora e pesquisadora do mestrado em comportamento do consumidor da ESPM, Roberta Campos, navegar nos apps de e-commerce de suas marcas favoritas é também uma forma de entretenimento do brasileiro. “Nos momentos de baixa no mês, [os brasileiros] pelo menos consomem a possibilidade de poder consumir. Então ‘scrollar’ o app da Shopee, Shein, Amazon ou Temu se torna uma forma de entretenimento.”

Impacto
A chegada ao Brasil faz parte de uma expansão gradual iniciada em 2021 que já passou por mercados estratégicos como países do Sudeste Asiático, Reino Unido, Estados Unidos e, mais recentemente, México. Por aqui, o TikTok Shop estreia com foco em vídeos compráveis, lives e vitrines das marcas, e deve incluir em breve uma aba de compras dedicada dentro da interface.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 12 de maio de 2025

(Crédito: Foto de Aaron Weiss na Unsplash)