Quando a diversão deixou de ser uma ferramenta da publicidade?
Fernanda Antonelli e Edu Lima, executivos da f+e/cyranos, ocuparam o palco do El Ojo para rebater as "regras da publicidade"
A publicidade é uma poderosa ferramenta de comunicação e, por ela, são refletidos os momentos de uma época. Mas, em um mundo de multiplataformas e funções, a propaganda pode, muitas vezes, ocupar um lugar de interruptora de algo e não mais de prendedora de atenção.
Assim como qualquer outro mercado, o profissional de publicidade aprende sobre algumas regras para uma peça, como por exemplo, a marca precisar aparecer nos primeiros cinco segundos da produção, usar pessoas famosas para gerar maior audiência, ser séria em tempos difíceis etc, mas para os sócios da f+e/cyranos Fernanda Antonelli e Edu Lima, as regras só servem para colocar todo mundo no mesmo lugar.
Antonelli e Lima ocuparam o palco da 25ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica nesta quinta-feira (10) para apresentar a conferência "Interrompendo a interrupção", onde eles usaram os trabalhos realizados pela agência para rebater as "regras da publicidade".
"Temos que lutar contra essa ideia de que a publicidade é uma interrupção e não um entretenimento e são as boas ideias que fazem isso, não as regras", afirmou a sócia e CEO da f+e/cyranos.
Um dos pontos levantados pelos palestrantes durante a conferência foi, justamente, como as tais "regras da publicidade" impedem as agências de verem oportunidades em outros lugares, em outras histórias senão aquelas que já são conhecidas.
"Eu não sei em que momento a publicidade deixou de ser síntese. Quando foi que a diversão deixou de ser uma poderosa arma para seduzir o consumidor? A propaganda não tem que ser séria sempre", ressaltou Lima.
Entre os exemplos apresentados, estava a campanha "Escolha seu futuro. Comece agora", feita para a Nubank. Segundo Lima, essa é uma peça que "dribla" a regra que pede que se use pessoas famosas para gerar mais impacto.
Na campanha, a cantora Anitta estrela, mas apenas com a sua voz e com 3 segundos de aparição. As outras imagens são de pessoas anonimas.
Outra campanha apresentada foi a "If you drink right, you f*** right", feita para a Ambev e que tinha como objetivo falar sobre o consumo consciente das bebidas alcoólicas, mas de uma forma leve e que conversasse com o público de uma outra forma.